SóProvas


ID
1626913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em dois casos recentes, centenas de imigrantes ilegais morreram em naufrágios no mar Mediterrâneo. No primeiro deles, em 21 de abril, ocorreram cerca de oitocentas mortes. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o que se verifica na atualidade é uma grave crise humanitária no mar Mediterrâneo, principal rota de entrada de refugiados e imigrantes ilegais no continente europeu. A respeito dessa crise, julgue (C ou E) o item a seguir.

A maior parte dos migrantes que cruzam o Mediterrâneo são originários de países africanos e do Oriente Médio, regiões onde conflitos armados, miséria e perseguições estimulam a migração, tendo grande número de sírios passado a utilizar essa rota com a eclosão e o agravamento da guerra civil na Síria.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    A maior parte dos migrantes que cruzam o Mediterrâneo a partir da Líbia e da Tunísia são originários da Eritrea e da Somália. Contudo, a guerra civil na Síria está elevando o número de sírios que também usam essa rota.

  • Gabarito: CERTO

    Abaixo, conforme o site da BBC, as origens dos países que mais solicitaram refúgio na Europa desde 2014:

    SÍRIA

    AFEGANISTÃO

    KOSOVO

    ERITREA

    SERVIA

    PAQUISTÃO

    IRAQUE

  • Certo.

    A principal rota de fuga dos refugiados é o Mar Mediterrâneo. Entre as principais causas que levam essas pessoas a fugir dos países africanos e do Oriente Médio são os conflitos armados, miséria e perseguições. Os principais grupos em fuga são os sírios e os habitantes de regiões ao norte da África.

    Questão comentada pelo Prof. Reginaldo Veras.