SóProvas


ID
1626916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em dois casos recentes, centenas de imigrantes ilegais morreram em naufrágios no mar Mediterrâneo. No primeiro deles, em 21 de abril, ocorreram cerca de oitocentas mortes. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o que se verifica na atualidade é uma grave crise humanitária no mar Mediterrâneo, principal rota de entrada de refugiados e imigrantes ilegais no continente europeu. A respeito dessa crise, julgue (C ou E) o item a seguir.

No começo do século XXI, a rota mais popular entre imigrantes ilegais situava-se entre o oeste africano e a Espanha, e incluía territórios espanhóis no norte da África, como Ceuta e Melilla, e as Ilhas Canárias. Porém, com a crise em diversos países do norte da África, como Líbia, Tunísia e Egito, houve mudança de rota, em razão da desarticulação política e dos sistemas de controle marítimo e de fronteiras desses países.

Alternativas
Comentários
  • certo

     

  • Noroeste africano e não oeste! 

  • Correto!!!

    As imigrações passaram a se concentrar do nordeste africano em direção a Itália em especial na região da Sicília.

    http://infograficos.oglobo.globo.com/mundo/as-principais-rotas-de-imigracao-ilegal-para-paises-da-uniao-europeia.html

  • Questão muito estranha. Em primeiro lugar porque cita as Ilhas Canárias, arquipélago próximo do oeste africano. Quem vai se arriscar a ir para uma ilha com o risco de ser deportado? Depois, menciona efetivamente o norte da África, mas atribui razões meio sem sentido, como desarticulação do sistema de controle de fronteiras desses países. Que eu saiba, nesse processo todo de refugiados, não há dificuldade para que saiam de seus países. Indiquei para comentário.

  • Wilson, reportagem de apenas 6 dias átras:

    https://extra.globo.com/noticias/mundo/sete-imigrantes-morrem-tentando-chegar-as-ilhas-canarias-22289912.html

     

  • Tivemos no início do séc. XXI a Primavera Árabe na Líbia Tunísia e Egito (não se limitando a esses). Cada país com um desfecho distinto, mas todos passando por instabilidade e/ou desarticulação política e social que promoveram a ampliação dos porcessos migratórios. Agora a falta de controle marítumo e de fronteira, pesquisei e não encontrei algo específico sobre esses dois pontos. Mas, a tendencia à esse descontrole em um caos social é mais provável.

  • http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131028_mapa_imigracao_lk

  • Fernanda, uma atualização das rotas com números da ACNUR:

    https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/07/conheca-principais-rotas-migratorias-da-atualidade.html

  • Gabarito desatualizado. Recentemente, a Espanha voltou a principal rota no mediterrâneo.
  • ROTA = > EUROPA

    GABARITO= CERTO.