Na época da elaboração da prova, houve endurecimento da política migratória da Espanha para acabar com o eixo Marrocos-Espanha. Esta rota acabou se deslocando para o leste (Líbia e Egito -Itália).
No entanto, a partir de 2018, o eixo Marrocos-Espanha voltou a ser importante: "A Espanha se tornou a principal porta de entrada de imigrantes ilegais vindos da África na Europa no ano de 2018, recebendo 57.250 pessoas que cruzaram o Mar Mediterrâneo, o dobro do registrado em 2017, revelaram dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM) nesta quarta-feira (2). Durante o ano passado, pelo menos 769 migrantes morreram quando tentavam chegar, por mar, às costas do território espanhol, o triplo da cifra de 2017, quando 223 perderam a vida, acrescentou a OIM. O número, de acordo com relatório da Comissão Espanhola de Ajuda ao Refugiado (CEAR), é o mais alto dos últimos 12 anos. Os dados deixam a Espanha à frente da Itália, Grécia, Chipre e Malta. A crescente no número deve-se à política dos portos fechados dos governos italiano e maltês, além do encerramento da rota da Turquia para a Grécia. A maioria dos migrantes que chegam ao território espanhol são oriundos do Marrocos, Guiné e Mali. "
Gabarito: ERRADO
Afirmação incorreta, pois Marrocos e a Espanha estão, geograficamente "colados", fato que permitia que milhares de africanos chegassem até o Marrocos de todas as partes do continente para tentar entrar de forma ilegal em Espanha e na União Europeia por Ceuta e Melilla, por isso o Marrocos acabava sendo a "passagem" de muitos imigrantes até o início dos anos 2000. Atualmente a rota que passa pelo Marrocos passou a ser preterida em relação às rotas que passam pelo mar Mediterrâneo partindo de países do Nordeste da África como Egito,Tunísia e Líbia, os quais encontram-se fragilizados em termos políticos, enfraquecendo o controle marítimo e de fronteiras desses países. Outra informação que invalida a questão é a de que o Marrocos possui milícias rivais em conflito, uma vez que o país não apresenta instabilidades políticas.
TECCONCURSOS