SóProvas


ID
1626961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A segregação residencial é um dos mais expressivos processos espaciais que geram a fragmentação do espaço urbano. As áreas sociais são a sua manifestação espacial, a forma resultante do processo. Forma e processo levam a ver a cidade como um “mosaico social”. A partir da segregação das áreas sociais, originam-se inúmeras atividades econômicas espacialmente diferenciadas, como centros comerciais e áreas industriais. O inverso também é verdadeiro: a partir da concentração de indústrias na cidade, podem se formar bairros operários. A segregação residencial e as áreas sociais, por outro lado, estão na base de muitos movimentos sociais com foco no espaço.

R. L. Corrêa. Segregação residencial: classes sociais e espaço urbano. In: A cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2013, p. 40-60 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no fragmento de texto acima, julgue (C ou E) o item que se segue.

A segregação residencial tanto nas grandes quanto nas médias e pequenas cidades pode ser considerada como autossegregação, segregação imposta e segregação induzida.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A segregação residencial é uma prática muito comum nas cidades, onde há a separação espacial de pessoas conforme sua classe social. Pessoas do mesmo poder aquisitivo tendem a ocupar os mesmos espaços (bairros, condomínios, favelas) destinados à moradia. O processo de segregação residencial cria um arranjo espacial que forma uma homogeneidade de classes sociais residindo nos mesmos bairros, é o caso de bairros de operários, imigrantes, entre outros.


    A separação espacial de diferentes classes sociais não ocorre de forma aleatória, ela segue uma lógica. A classe dominante, na maioria das vezes, dita a lógica dessa segregação, isso porque ela tem o poder de aquisição. A segregação pode ocorrer em forma de imposição, isso se dá com a camada da população de baixa renda, que não tem muita opção de escolha para locais de moradia. 


    A autossegregação refere-se à classe dominante, que possui o poder de escolher onde residir.


    A segregação induzida é constatada na construção de casas populares, bairros desprovidos de infraestrutura adequada, apresentando valores compatíveis com o da população de renda inferior.


    Um exemplo da autossegregação são os condomínios fechados. Uma tendência comum nos grandes centros. Esse tipo de espaço para residências é destinado à população de maior poder aquisitivo, que busca melhor qualidade de vida. Onde é proporcionado através de pagamento, serviços como segurança, lazer e outras regalias. São espaços privilegiados em infraestrutura, bens e serviços.


    O Estado exerce grande influência no processo de segregação, isso ocorre através de financiamentos às construtoras, instalação de infraestrutura em determinados locais e construção de casas populares destinadas à população de baixa renda, essas normalmente em locais afastados do centro.


    O arranjo espacial das cidades reflete os contrastes sociais existentes, a segregação residencial é uma forma de reprodução das relações sociais no modelo econômico capitalista.


    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/segregacao-residencial.htm



  • Segregação por imposição: Composta pela população de baixa renda que possui poucas escolhas de habitação. A "imposição" é feita pela falta de renda.

     

    Segregação induzida: Composta pela indução de ocupação em regiões periféricas, como a construção de conjuntos habitacionais ou a venda de loteamentos baratos. A segregação é "Induzida" porque o vetor de crescimento urbano é induzido por agentes externos ao morador em si

     

    Autossegregação: Composta pela classe média-alta e alta que se “autossegrega” em condomínios fechados ou em edifícios de alto padrão.

     

    GABARITO: CERTO

     

    Fonte: Prof. Alexandre Vastella

  • Alguém pode responder pq "cidade pequena" não invalida a questão?

  • A segregação está por todo lado....cidades grandes, pequenas e médias e de todo jeito!