SóProvas


ID
1626964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A segregação residencial é um dos mais expressivos processos espaciais que geram a fragmentação do espaço urbano. As áreas sociais são a sua manifestação espacial, a forma resultante do processo. Forma e processo levam a ver a cidade como um “mosaico social”. A partir da segregação das áreas sociais, originam-se inúmeras atividades econômicas espacialmente diferenciadas, como centros comerciais e áreas industriais. O inverso também é verdadeiro: a partir da concentração de indústrias na cidade, podem se formar bairros operários. A segregação residencial e as áreas sociais, por outro lado, estão na base de muitos movimentos sociais com foco no espaço.

R. L. Corrêa. Segregação residencial: classes sociais e espaço urbano. In: A cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2013, p. 40-60 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no fragmento de texto acima, julgue (C ou E) o item que se segue.

A segregação residencial é um processo espacial que se manifesta por meio de áreas sociais relativamente homogêneas internamente e heterogêneas em relação umas às outras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    A segregação residencial é uma prática muito comum nas cidades, onde há a separação espacial de pessoas conforme sua classe social. Pessoas do mesmo poder aquisitivo tendem a ocupar os mesmos espaços (bairros, condomínios, favelas) destinados à moradia. O processo de segregação residencial cria um arranjo espacial que forma uma homogeneidade de classes sociais residindo nos mesmos bairros, é o caso de bairros de operários, imigrantes, entre outros.


    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/segregacao-residencial.htm

  • Só lembrar dos alphaviles e das cohabs!!! Se formos a um bairro de classe média alta em qualquer cidade brasileira, suas características espaciais se assemelham a de países desenvolvidos. A ponto que as periferias brasileiras se assemelham a países mais pobres do mundo.  

  • a questão me faz pensar em um troço que seja homogêneo internamente e heterogêneo externamente;

    alphaviles e cohabs são diferentes interna e externamente;

    alphaviles são homogêneos interna e externamente (padrões semelhantes);

    se seguir rigorosamente o que a questão pede, não encontra, pois condomínios ricos são muito parecidos, por dentro e por fora.