SóProvas


ID
162718
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Em relação às técnicas de análise de orçamentos de capital (ou projetos de investimento), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) O método da taxa interna de retorno parte da premissa de que o valor do investimento deve ser inferior ao valor presente líquido dos fluxos líquidos de caixa futuros. Se o investimento é menor do que as entradas futuras levadas à data presente, então, o VPL é menor do que zero, contudo, o TIR é a taxa que faz o VPL ser zero, pois se trata da taxa de retorno obtida se houve investimento no projeto e recebimento das entradas previstas.

    B) O valor dos encargos de depreciação deve ser computado no cálculo dos fluxos líquidos de caixa futuros uma vez que constituem uma das fontes de financiamento para futuros investimentos. Depreciação fonte de financiamento? Esquisito..

    C) Entre dois projetos com igual taxa de retorno interno, deve-se escolher, visando minimizar o risco das estimativas, o de maior horizonte temporal. Isto é, payback maior, o que é no mínimo estranho, porque normalmente se quer um payback menor.

    D) O período do pay-back, na ausência de inflação, é o melhor método para análise de investimentos alternativos, porque considera corretamente que, do ponto de vista financeiro, o valor do dinheiro no tempo é constante. Não necessariamente. Exemplo: sem inflação, entre A e B houve payback de A em dois meses, porém, em quatro, o retorno é muito maior no projeto B.

    E) A taxa interna de retorno corresponde à taxa de desconto que torna o valor presente líquido dos fluxos líquidos de caixa futuros igual ao valor do investimento inicial. Sim. Tal igualdade leva o VPL à zero.

    Avisem-me qualquer erro.

    "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX