SóProvas


ID
162787
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um malware (software malicioso) é um software ilegal destinado a se infiltrar nos computadores. Vírus, trojanhorses, worms e spywares são considerados malwares, mas softwares legais podem ser considerados indevidamente como malwares quando

Alternativas
Comentários
  • Neste caso, tratam-se de BACKDOORS. Backdoor (também conhecido por Porta dos fundos) é uma falha de segurança que pode existir em um programa de computador ou sistema operacional, que pode permitir a invasão do sistema por um cracker para que ele possa obter um total controle da máquina. Muitos crackers utilizam-se de um Backdoor para instalar vírus de computador ou outros programas maliciosos, conhecidos como malware.
  • Há controvérsias

    C) Se houver criptografia em um determinado software, alguns anti-virus detectam indevidamente (kaspersky é o rei)

    E) Se for desenvolvido com falhas de programação, pode causar falhas de segurança e exposição de dados, e isso realmente o torna um malware.

    acredito que a alterativa correta é letra C

  • Lucas, a resposta é mesmo a alternativa E).

    Caso seu comportamento cause qualquer tipo de dano ao sistema, o software será considerado como malware.

    O fato que você citou é uma particularidade de alguns softwares antivírus, mas não quer dizer que se o antivírus não consegue verificar um programa/arquivo ele será um malware. Pode apenas estar corrompido, por exemplo.
  • Alexandre, 

    Inclusive você complementou minha resposta. No caso da letra ele ele torna o software um Malware.

    No enunciado diz que o software "pode ser considerado indevidamente um malware" no caso da letra E nao é indevido, é fato.

    No caso da letra C sim o software seria considerado indevidamente um malware por não conseguir vasculhar. outro exemplo é compactar um arquivo com senha. O anti-virus não consegue vasculhar e o considera indevidamente um malware.

    Lucas
  • Malware é um software malicioso que provoca coisas como roubo de identidade, perda financeira e exclusão permanente de arquivos.