SóProvas


ID
1627957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Segundo o economista francês Thomas Piketty, autor do best-seller O Capital no Século XXI, “A combinação de inflação mínima e grandes superávits primários — ou seja, de arrecadação de impostos em valor superior ao dos gastos públicos — durante décadas pode funcionar, mas leva um longo tempo. Essa estratégia não foi adotada pela Alemanha e pela França — felizmente — após a Segunda Guerra Mundial, quando tinham uma dívida pública maior do que a atual dívida da Grécia. Recorreu-se, nesses casos, à inflação e a medidas excepcionais, mas também se recorreu à reestruturação da dívida, e toda a dívida da Alemanha foi anulada em 1953. É incrível que hoje digam à Espanha e à Grécia que a única solução é devolver até o último euro, quando se sabe que isso não vai funcionar”.


Internet:<exame.abril.com.br> (com adaptações)


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.


A União Europeia exige, desde 2002, que todos os seus países-membros adotem o euro como moeda oficial, medida que visa fortalecer as relações comerciais dentro do continente e evitar que se repitam casos como o da Grécia — país que usa o dracma, a moeda mais antiga do mundo em circulação.

Alternativas
Comentários
  • A Inglaterra usa até hoje sua própria moeda: a Libra Esterlina

  • A Grécia não utiliza o dracma.

  • A Grécia não usa mais o dracma, porém, cogita-se o rompimento com a UE, o que ocasionaria a volta da antiga moeda.

  • Atualmente, a moeda utilizada na Grécia é o Euro, não o dracma.

  • O Euro foi concebido há quinze anos, segundo a reportagem do UOL. Porém, alguém pode confirmar a partir de qual ano foi exigida a sua utilização? A questão fala em 2002, é isso mesmo?


    Grata
  • A UE não exige que todos os seus membros utilizem o Euro. Atualmente 19 países, dos 23 que compõe o grupo, usam a moeda comum. 

  • O euro é a moeda oficial de 19 dos 28 países da União Europeia. Esses países constituem a chamada área do euro ou zona euro. 

    Fonte: http://europa.eu/about-eu/basic-information/money/euro/index_pt.htm

    Última atualização: 24/08/2015

  • A Inglaterra sempre teve sua própria moeda

  • Errado.

    Não há obrigatoriedade de adoção do euro como moeda oficial. Em sentido oposto, uma nação apenas poderá fazer uso da moeda caso atenda, pelo menos, as seguintes condições:

    a) estar em dia com as despesas públicas;

    b) estar em dia com o controle inflacionário previsto;

    c) manter valores baixos para as taxas de juro de longo prazo;

    Questão comentada pelo Prof. Prof. Diogo Surdi

  • A UE não exige que todos os seus membros adotem o Euro. O Reino Unido, por exemplo, mesmo quando era membro do bloco conseguiu manter moeda própria, a Libra Esterlina.

    Lembre-se que, em termos de espaço geográfico, a Zona do Euro não se confunde com a União Europeia.

    Resposta: Errado

  • A União Européia não exige que todos os seus membros utilizem o Euro, ela recomenda seu uso, atualmente 19 países, dos 23 que compõe o grupo, usam a moeda comum. Por exemplo a Grécia não está mais usando o dracma como moeda.