SóProvas


ID
1628215
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

" Governo (...) amplia uso de lucro das estatais para fechar contas. De acordo com o relatório de aprovação das contas da gestão (...), em dez anos o governo já recebeu R$163 bilhões de dividendos de suas companhias. “


Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO. Publicado em 30 maio 2014. (Adaptado)


Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que a distribuição de lucros realizada pelas sociedades anônimas brasileiras pode ser feita da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D

    Juros Sobre Capital Próprio (JSCP) é uma das formas de uma  distribuir o lucro entre os seus , titulares ou sócios (a outra é sob a forma de ). Esse pagamento é tratado como despesa no resultado da empresa, precisando que o investidor pague o , retido na fonte, sobre o valor recebido, o que não ocorre para o caso de dividendos. Essa questão fiscal é benéfica para a companhia, pois sendo o pagamento contabilizado como despesa da empresa, antes do lucro, ela não arca com os , repassando este ônus ao investidor. Por outro lado, optar pelo juros sobre capital próprio pode parecer menos vantajoso para o investidor. A escolha de distribuição dos lucros entre dividendos e/ou juros sobre capital próprio compete à  geral, ao  ou à diretoria da empresa.

  • Não está didática a explicação.