-
Segundo o resumo do IOB e leituras de várias obras:
A) A criminologia é uma ciência como as demais, sendo o crime o seu maior objeto de estudo.
B) A criminologia pode ser dividida em: Política Criminal (Vontade da População/Legislador), Direito/Dogmática Penal (Carta Magna do Delinquente) e a própria Criminologia (Busca compreender o todo, ou seja, a norma, o agente, o delito e a sua punição de um ponto de vista de origem e fim -etiológico-).
C) A moderna criminologia estuda o Crime, o Delinquente, a Vítima e o Controle Social.
D) Acima respondido.
E) Uma das características da Criminologia é a multidisciplinaridade.
-
A resposta da questão está na interpretação do conceito de criminologia: "Ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima, do controle social e comportamento delitivo, com a finalidade de prevenir a ocorrência de infração penal". Assim, quando se fala em interdisciplinariedade fala-se em outros ramos diversos do direito.
-
E
A resposta está de acordo com o livro Criminologia de Ségio Salomão Shecaira: "O estudo dos criminosos e de seus comportamentos é hoje um campo fértil de pesquisas para psiquiatras, psicólogos, sociólogos e antropólogos, bem como para os juristas".
-
O estudo dos criminosos e de seus comportamentos e hoje um campo fertil de pesąuisas para psiąuiatras, psicólogos, sociólogos e antropólogos, bem como para os juristas. pg 05 Ricardo cappi.
JOELSON SILVA SANTOS
PINHEIROS ES
MARANATA O SENHOR JESUS VEM!!!
-
GABARITO E
Conceito segundo Rogério Sanches: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.
BIZUS:
1) A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.
2) A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente.
3) A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
4) Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
whatsApp: (061) 99125-8039
-
criminologia é uma ciência empírica e interdiciplinar--> entra em contato com outras matérias
---> autônoma
raciocínio lógico ---> indutivo
fática do "ser" faz a pergunta! amigo pq vc cometeu crime?
objetos de estudo ( vertentes de estudo ) 4 crime, criminoso,vítima e controle social
-
César Lombroso : Médico psiquiatra, utilizava o método empírico de estudo da criminalidade.
Criou a Antropologia Criminal e nela a figura do criminoso nato ser antropologicamente diferente dos outros indivíduos.
1876 lança sua obra “ Tratado Antropológico Experimental do Homem Delinquente “.
Escola positiva ou Determinista. Positivismo antropológico.
-
Assertiva E
ela constitui um campo fértil de pesquisas para psiquiatras, psicólogos, sociólogos, antropólogos e juristas.
-
Assertiva E
ela constitui um campo fértil de pesquisas para psiquiatras, psicólogos, sociólogos, antropólogos e juristas.
a criminologia vê o crime como um problema social,um verdadeiro fenômeno comunitário,incidência massiva na população incidência aflitiva do fato praticado (o crime deve causar dor à vítima e à comunidade); persistência espaço-temporal do fato delituoso (é preciso que o delito ocorra reiteradamente por um período significativo de tempo no mesmo território) e consenso inequívoco acerca de sua etiologia e técnicas de intervenção eficazes.
-
Assertiva E
A Criminologia, constitui um campo fértil de pesquisas para psiquiatras, psicólogos, sociólogos, antropólogos e juristas
-
Assertiva E
A conceituação e a delimitação do campo de atuação da criminologia apresenta uma variação de acordo com o modelo de interpretação do surgimento do fenômeno criminal.
-
Assertiva E
A Criminologia pode ser entendida como uma ciência EMPÍRICA na medida em que trabalha com a análise de fatos concretos, por meio da observação e experimentação, seja com foco sobre o delinquente (aspecto clínico), seja com foco sobre o meio (aspecto sociológico).
Pode ser considerada interdisciplinar já que, naturalmente, não está isolada na ciência, de forma que utiliza, com frequência, o auxílio da psicologia, da biologia, da sociologia, da antropologia e outros ramos da ciência.
Podemos assim defini-la: Uma área do conhecimento que estuda o fenômeno e as causas da criminalidade, a personalidade do infrator e sua conduta, e a maneira de ressocializá-lo (se é que isso é possível).
Ou seja, ela é ciência, não está subordinada ao Direito Penal, bem como se ocupa do estudo do delito e do delinquente, da vítima e do controle social, sendo campo fértil para as pesquisas nas mais diversas áreas das ciências humanas.
-
Assertiva E
ela constitui um campo fértil de pesquisas para psiquiatras, psicólogos, sociólogos, antropólogos e juristas.
-
GAB. E
Ela constitui um campo fértil de pesquisas para psiquiatras, psicólogos, sociólogos, antropólogos e juristas.
-
os proprios criadores de algumas teorias são , juristas , biologos , sociologos , medicos , por isso o termo " Interdisciplinar " .
-
Gabarito: E
A Criminologia é uma ciência autônoma, empírica e interdisciplinar que tem por objeto o estudo do crime, do criminoso, da vítima e do controle social da conduta criminosa, com o escopo de prevenção e controle da criminalidade.