SóProvas


ID
1629577
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Entende-se por vitimização secundária ou sobrevitimização aquela

Alternativas
Comentários
  • "A VITIMOLOGIA  é a ciência que se ocupa da vítima e da vitimização, cujo objeto é a existência de menos vítimas na sociedade, quando esta tiver real interesse nisso." Benjamim Mendelsohn

    * VITIMIZAÇÃO PRIMÁRIA: é normalmente entendida como aquela provocada pelo cometimento do crime, pela conduta violadora dos direitos da vítima; é o dano físico, psicológico, econômico ou social sofrido pelo sujeito passivo.

    * VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA ou SOBREVITIMIZAÇÃO: envolve a experiência posterior da vítima em relação ao sistema policial e judicial. Ocasionalmente, essa nova experiência pode ser mais traumática que a vitimização primária. Ocorre quando as instituições que deveriam prestar assistência não ignoram a denúncia, obrigam a vítima a perder tempo ou dinheiro, e até chegam a acusá-la, como em casos de estupro (“provocação”) ou roubo (“ostentação”).

    * VITIMIZAÇÃO TERCIÁRIA: falta de amparo dos órgãos públicos às vítimas; nesse contexto, a própria sociedade não acolhe a vítima, e muitas vezes a incentiva a não denunciar o delito às autoridades, ocorrendo o que se chama de CIFRA NEGRA (quantidade de crimes que não chegam ao conhecimento do Estado).

     
    Fonte: Manual Esquemático de Criminologia - Nestor Sampaio Penteado Filho

  • Alternativa corret letra E

     

    A vitimização secundária denominada também de “sobrevitimização”, é a mais severa das vitimizações, pois consiste no sofrimento adicional à vitimização primária, gerado pelo poder público (burocracia) e pela imprensa (sensacionalismo), além de desestimular a pessoa a registrar o crime por ela experimentado, contribuindo assim, para o aumento das cifras negras.

  • -> VITIMIZAÇÃO PRIMÁRIA - É o processo por que passa o sujeito diretamente atingido pelo crime. A relação se dá entra vítima e criminoso

     

    Ex: a vitimização primária em um crime de estupro são os efeitos diretos do próprio estupro.

     

    -> VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA - É o fenômeno derivado da relação entre a vítima e o estado.

     

    Ex: tomando o exemplo acima, a vitimização secundária será o contrangimento causado pelo estado à vítima na delegacia (onde não há um tratamento especializado para a mulher), durante a instrução processual e etc.

     

    -> VITIMIZAÇÃO TERCIÁRIA - É o fenômeno derivado da relação entre a vítima primária e o meio social em que é inserida. assim, a relação é entra a vitima e a sociedade.

     

    Ex: com o mesmo exemplo, a vitimização terciária pode ser as eventuais brincadeiras que vizinhos façam com a vítima acerca do ocorrido.

  • Qual o erro da letra B?

  • GABARITO E

     

    1)      Vitimização:

    a)      Primária – Refere-se ao prejuízo derivado do crime praticado, danos físicos,sociais e econômicos. (danos à vítima decorrentes do crime);

    b)      Secundária – Sobre Vitimização do processo penal, consiste no sofrimento adicional imputado pela prática da justiça criminal: Poder Judiciário,Ministério Público, Polícia, Sistema Penitenciário e as suas mazelas.(sofrimento da vítima com toda a burocracia estatal após o crime);

    c)       Terciária – É a conectada à cifra negra, também chamada de cifra oculta da criminalidade, pela considerável quantidade de crimes que não chegam ao Sistema Penal, quando a vítima experimenta abandono e não dá publicidade ao ocorrido. (Cifra negra/subnotificação - os delitos que ocorrem na vida real são em número superior aos notificados).

     

    Para haver progresso, tem que existir ordem.
    DEUS SALVE O BRASIL.
    whatsApp: (061) 99125-8039

  • GB E - ·         Vitimização Secundaria: Ou sobrevitimização, entende-se como aquela causada pelas instâncias formais de controle social, no decorrer do processo de registro e apuração do crime. Esse tipo de vitimização está diretamente relacionado ao fenômeno conhecido por cifras negras*, que é o conjunto de crimes que não chegam ao conhecimento do Estado, por que em geral a vitima não leva o fato delituoso ao conhecimento das autoridades. Isso advém, muitas vezes, do medo de vingança ou represálias, falta de confiança no sistema penal brasileiro, sensação de impunidade, entendimento que determinados conflitos são de natureza “doméstica” (principalmente quando o agressor tem relação direta com a vitima), e por isso não devem ser expostos ao público. Entendem que, ao minimizar o ocorrido, a angustia será menor.

  • Gab. E

     

    Palavras-chave:

     

     

     

    Primária: O crime/circunstâncias a provoca.

    Secundária: O Estado a provoca.

    Terciária: A sociedade a provoca.

     

     

     

     

    Abraço e bons estudos.

  • VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA ou SOBREVITIMIZAÇÃO: Relaciona-se durante os procedimentos legais, ou seja, aquela aflição experimentada pela vítima ao reviver os momentos de sofrimento do crime na delegacia e nos tribunais durante a investigação e o processo, decorrendo da atuação do sistema de justiça criminal. Trata-se do sofrimento causado às vítimas pelas investigações e curso do processo penal.

    GABARITO -> [E]

  • Organizando as alternativas:

    Letra a) VITIMIZAÇÃO PRIMÁRIA: provocada pelo cometimento do crime e pela conduta violadora dos direitos da vítima, proporcionando danos materiais e morais, por ocasião do delito.

    Letra e) VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA OU SOBREVITIMIZAÇÃO: causada pelos órgãos formais de controle social, ao longo do processo de registro e apuração do delito, mediante o sofrimento adicional gerado pelo funcionamento do sistema de persecução criminal (Gabarito).

    Letra d) VITIMIZAÇÃO TERCIÁRIA: que ocorre no meio social em que vive a vítima e é causada pela família, por grupo de amigos etc.

    Letra b: Vítima ideal (que não concorreu, de forma alguma, para a ocorrência do crime).

    Letra c: vítima provocadora (que de forma imprudente ou involuntária colabora com o ânimo criminoso do agente).

  • GABARITO E


    Vitimização primária é aquela que decorre direta e imediatamente da prática delitiva. Ex.: a pessoa que sofre uma lesão corporal.

    Vitimização secundária ou Sobrevitimização é o produto da equação que envolve as vítimas primárias e o Estado em face do exercício do controle formal. Em outras palavras, é o ônus que recai na vítima em decorrência da operação estatal para apuração e punição do crime. Ex.: além de sofrer as consequências diretas da conduta (vitimização primária), uma pessoa que é lesionada deverá seguir a uma delegacia de polícia, aguardar para ser atendida, passar por um exame de corpo de delito, prestar depoimento em juízo, enfim, estará à disposição do Estado para que o autor do crime seja punido.

    Vitimização terciária é a provocada pelo meio social, normalmente em decorrência da estigmatização trazida pelo tipo de crime. Exemplo clássico é a vítima de crimes contra a dignidade sexual, que, além de suportar o crime, sofre o preconceito de outras pessoas, que não a aceitam como anteriormente.


    bons estudos

  • Assertiva E

    causada pelos órgãos formais de controle social, ao longo do processo de registro e apuração do delito, mediante o sofrimento adicional gerado pelo funcionamento do sistema de persecução criminal.

  • Assertiva E,

    causada pelos órgãos formais de controle social, ao longo do processo de registro e apuração do delito, mediante o sofrimento adicional gerado pelo funcionamento do sistema de persecução criminal.

    Vitimização secundária é uma consequência das relações entre as vítimas primárias e o Estado, em face da burocratização de seu aparelho repressivo (Polícia, Ministério Público etc.)

  • Assertiva E

    causada pelos órgãos formais de controle social, ao longo do processo de registro e apuração do delito, mediante o sofrimento adicional gerado pelo funcionamento do sistema de persecução criminal.

  • Assertiva E

    causada pelos órgãos formais de controle social, ao longo do processo de registro e apuração do delito, mediante o sofrimento adicional gerado pelo funcionamento do sistema de persecução criminal

  • Outras questões que ajudam a fixar:

    (VUNESP PC/SP 2014)

    A sobrevitimização, ou revitimização, também é conhecida na doutrina por vitimização

    A. secundária.

    B. primária.

    C. quaternária.

    D. quintenária.

    E. terciária.

    ________________

    (VUNESP PC/SP 2013)

    Entende-se por sobrevitimização

    A. a vitimização secundária, a qual consiste em sofrimento causado à vítima pelas instâncias formais da justiça criminal.

    B. a vitimização secundária, a qual consiste em efeitos decorrentes do crime, como, por exemplo, o dano patrimonial, físico e moral sofridos pela vítima, como consequência do crime.

    C. a vitimização primária, a qual consiste em discriminação oriunda do círculo de relacionamentos familiares e sociais da vítima, em razão do delito.

    D. a vitimização primária, a qual consiste em efeitos decorrentes do crime, como, por exemplo, o dano patrimonial, físico e moral sofridos pela vítima, como consequência do crime.

    E. a vitimização terciária, a qual consiste em discriminação oriunda do círculo de relacionamentos familiares e sociais da vítima, em razão do delito.

  • Assertiva E

    causada pelos órgãos formais de controle social, ao longo do processo de registro e apuração do delito, mediante o sofrimento adicional gerado pelo funcionamento do sistema de persecução criminal.

  • VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA ou SOBREVITIMIZAÇÃO

    Causada pelos órgãos formais de controle social, ao longo do processo de registro e apuração do delito, mediante o sofrimento adicional gerado pelo funcionamento do sistema de persecução criminal.

    Eu trabalho no atendimento do IML, predominantemente vítimas, sei o quão importante é o bom tratamento prestado. Gentileza, civilidade, discrição, empatia transformam tudo!

    Bons estudos!

    Foco no objetivo! #DELTA

  • GAB: E

    Vitimização Secundária: sofrimento suportado pela vítima em razão da burocratização estatal, aquele sofrimento suportado perante das fases de inquérito e processo, por exemplo.

    Fonte: ManualCaseiro

    SIGA NO INSTAGRAM:

    @apostilasistematizadas

    @msdeltaconsultoria

    @marcosepulveda_delta

     

  • Acertei meramente pq sei que LABEL em inglês, é rótulo/etiqueta.