A questão se refere a bioconcentração, que é uma das formas de bioacumulação.
A bioacumulação é o termo geral dado quando organismos absorvem substâncias tóxicas ou químicas e ocorre de forma:
I. DIRETA, pela bioconcentração, quando uma determinada substância tóxica passa do meio diretamente para um organismo, sendo observável, por exemplo, nos pelos e penas dos animais.
II. INDIRETA, pela biomagnificação, quando um organismo absorve a substância de um outro. Ou seja, quando a substância tóxica passa por diferentes níveis tróficos dentro de uma teia alimentar, por meio da dieta alimentar. Também conhecida como magnificação trófica.
Uma das maneiras de se observar a concentração da substância no organismos sobre a concentração no meio e, assim, mensurar o processo, é por meio do fator de concentração.
Existe o fator de bioconcentração e o de bioacumulação.
Qual a diferença entre fator de bioacumulação e fator de bioconcentração?
Denomina-se fator de bioconcentração (FBC) a relação entre a concentração do composto químico no tecido do organismo e a sua concentração na água, considerando-se apenas a absorção da substância pelo organismo através de superfícies respiratórias e dérmicas.
O fator de bioacumulação (FBA) é o processo pelo qual a substância é absorvida pelo organismo considerando-se todas as rotas de exposição que ocorrem no ambiente natural, incluindo trocas ambientais e alimentação.