SóProvas


ID
163009
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os armazéns de dados (Data Warehouses) servem como uma importante ferramenta aos gestores para avaliarem a uma conveniência da execução da estratégia organizacional utilizada. Sobre concepção/uso de Data Warehouses, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com a resposta, do jeito que está proposto só poderá haver uma tabela de fatos, o que não procede, como se segue:

    Esquema Estrela com múltiplas tabela fato: acontece quando existem fatos não relacionados tornando possível existir mais de uma tabela fato ou quando a freqüência de carga dos dados operacionais é distinta. Ex. tabela fato de vendas e tabela fato de vendas previstas.

    Esquema Estrela com tabelas Externas: nesse esquema uma ou mais tabelas dimensão podem conter uma chave estrangeira que referencia a chave primária de outra tabela dimensão, podendo também ser chamada de tabela dimensão secundária.

    Constelações: quando existem múltiplas tabelas fato que compartilham as mesmas dimensões, dizemos que o esquema de constelações de fatos. Isto acontece quando as medidas nas tabelas fatos possuem diferenças em relação aos eventos geradores: Ex: vendas realizadas x vendas previstas ou venda unitária x desconto por venda conjunta.

    Fonte: http://migre.me/159FF

  • Eu tenho uma interpretação um pouco diferente que a do Benjamin Pinto. Pela afirmação da alternativa b) eu entendi que um modelo multidimensional precisaria ter uma tabela de fatos associada a uma ou mais tabela de dimensão, mas, não deixando isso como restrição de quantidade apenas de necessidade da tabela de fatos(quantas tiverem) estar liga às tabelas de dimensões.

    Com relação as outras alternativas:

    a) Os data warehouses não projetados desta maneira descrita, por exemplo: um data warehouse(DW) nasce dos dados de outras bases de dados já criadas e um possível ciclo de vida desses dados para "entrar" no DW seria extração de suas bases, transformação ou melhor dizendo limpeza/polimento dos dados que não estiverem de acordo com as reais necessidades do DW e por último a persistência/carga no DW, esse processo também é conhecido como ETL(Extract Transform Load)

    c) a função dos dados do DW não é de autitar os dados, mas dar suporte à decisões para a organização

    d) o data mart é uma espécie de DW para um pequeno grupo de dado(setor da organização) com informações temporárias(voláteis) e não tem muita utilidade em facilitar processos do DW

    e) a dimensão faz parte do modelo multidimensional, não sendo opcional para DW que utilizam esse modelo

  • só pra complementar:

    d) a finalidade dos data marts não é facilitar o processo de ETC e eles não são pequenos datawarehouses, eles são unidades lógicas (ou físicas) do DW centrado em um assunto específico
  • Em modelos multidimensionais, não há tabela de fatos nem tabelas de dimensão, simplesmente porque os dados não estão em tabelas relacionais, mas sim em cubos. Assim, há Fatos e Dimensões.

    Por esse motivo, acho a letra B errada.
  • Wilson,

    Em sua resposta você disse sobre os cubos. Os cubos são apenas uma metáfora. Nos modelos multidimensionais são usados tabelas de fato e dimensão sim, conforme pode ser observado em quaisquer literaturas sobre o assunto.
  • Não marquei a letra B, pois falou que SEMPRE teremos UMA tabela FATO. E isso nem sempre é verdade já que no modelo de constelação tempos mais de uma tabela Fatos.