SóProvas


ID
163030
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Conforme proposto originalmente, o Processo Unificado é dividido em diversas fases, e em cada uma delas podem ser realizadas atividades de diferentes fluxos de trabalho (workflows), em diferentes proporções. A característica que NÃO se aplica a esse processo é ser

Alternativas
Comentários
  • Modelo Prescritivo retrata como um processo deveria ser executado, o que é o objetivo do PU.

    Modelo Descritivo diz como um processo é executado.

  • O PU é guiado por casos de uso.
  • Existem dois tipos de modelos: os adaptativos, que são fundados nos modelos ágeis, os quais possuem uma cultura que demanda menor ordem de desenvolvimento e um pequeno número de desenvolvedores experientes. E os modelos prescritivos, que se baseiam em modelos com uma cultura que exige maior ordem e com grande número de desenvolvedores.

    Por conseguinte, o modelo de desenvolvimento RUP ou simplesmente UP, utiliza princípios/características de modelos prescritivos.
  • Aspectos

    Os aspectos que distinguem o processo unificado são três conceitos chave, a saber:

    • direcionado a casos de uso;
    • centrado na arquitetura;
    • iterativo e incremental.
  • O Processo Unificado não é guiado por testes de aceitação.
  • Características do PU

     

    Iterativo e Incremental

     

    O Processo Unificado é um processo Iterativo e Incremental. As fases de Elaboração, Construção e Transição são divididas em uma série de interações. (A fase de Iniciação também pode ser dividida em iterações para grandes projetos). Cada iteração resulta em um incremento, que é uma versão do sistema que contém funcionalidades adicionais ou melhoradas em comparação com a versão anterior.

     

    Dirigido por Casos de Uso

     

    No Processo Unificado, Casos de Uso são usados para capturar requisitos funcionais e refinar o conteúdo das iterações. Cada iteração tem um conjunto de casos de uso ou cenários de requisitos durante todo o tempo de implementação, teste e desenvolvimento.

     

    Centrado na Arquitetura

     

    O Processo Unificado insiste que a Arquitetura deve estar no centro dos esforços da equipe do projeto, para dar forma ao sistema. Uma vez que não existe um modelo único suficiente para cobrir todos os aspectos do sistema, o Processo Unificado suporta múltiplas visões e modelos arquiteturais.

    Uma das entregas mais importantes do processo é a arquitetura executável, que é criada durante a fase de Elaboração. Esta implementação parcial do sistema serve para validar a arquitetura e atuar como uma base para o desenvolvimento do restante.

     

    Focado no Risco

     

    O Processo Unificado requer que a equipe do projeto concentre-se em enfrentar os Riscos mais críticos no início do ciclo de vida do projeto. As entregas de cada iteração, especialmente na fase de Elaboração, devem ser selecionadas de forma a garantir que os maiores riscos sejam tratados em primeiro lugar.