SóProvas


ID
1630759
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. As tabelas auxiliares apresentam-se em três grandes divisões identificadas pelos algarismos romanos I, II e III: os sinais, as subdivisões auxiliares comuns e as subdivisões auxiliares especiais.

II. O asterisco * introduz a notação que não corresponde a um número autorizado do sistema.

III. Os auxiliares comuns independentes podem estar apropriadamente ligados a qualquer número das tabelas, mas podem também ser usados independentemente para formar um número de classificação completo de um documento.

IV. Os auxiliares comuns de características gerais são aplicáveis às tabelas principais quando o aspecto que representam é secundário em relação ao assunto, podendo ser utilizados de forma independente e citados no início de uma notação composta.

V. Utilizam-se três tipos de notação como subdivisões auxiliares especiais: as séries com hífen -1/-9, as séries com ponto zero .01/.09 e as séries com apóstrofo ’0/’9.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - A CDU é uma linguagem de indexação e de recuperação de todo o conhecimento registrado e na qual cada assunto é simbolizado por um código baseado no números arábicos. (SOUZA, 2009, p. 27).

    Os auxiliares comuns pertencem a três grupos:

    auxiliares de relação; auxiliares independentes e auxiliares dependentes.

    IV - [...]. Os auxiliares comuns indicam características geralmente repetitivas, aplicáveis em todas as tabelas principais; e os auxiliares especiais indicam características que se repetem apenas em determinadas classes principais.

    (SOUZA, 2009, p. 39).

    Gab. E

  • I. As tabelas auxiliares apresentam-se em três grandes divisões identificadas pelos algarismos romanos I, II e III: os sinais, as subdivisões auxiliares comuns e as subdivisões auxiliares especiais. ERRADO.

    As tabelas auxiliares subdividem-se em:

    AUXILIARES COMUNS:

    Auxiliares de relação: Indicam o relacionamento entre dois ou mais números principais ou auxiliares, são eles: coordenação ou adição, extensão consecutiva, relação simples, subagrupamento ou colchetes, ordenação ou dois pontos duplos.

    Auxiliares independentes: Podem ser utilizados em qualquer posição na notação, começo, meio e fim. São os auxiliares de língua, forma, raça, tempo e lugar.

    Auxiliares dependentes: São sempre sufixos, ou seja, são sempre acrescentados aos números principais. São os auxiliares de propriedade, materiais, relações, processos e operações, pessoas, asterisco e extensões alfabéticas.

    II. O asterisco * introduz a notação que não corresponde a um número autorizado do sistema. CERTO.

    III. Os auxiliares comuns independentes podem estar apropriadamente ligados a qualquer número das tabelas, mas podem também ser usados independentemente para formar um número de classificação completo de um documento. CERTO.

    IV. Os auxiliares comuns de características gerais são aplicáveis às tabelas principais quando o aspecto que representam é secundário em relação ao assunto, podendo ser utilizados de forma independente e citados no início de uma notação composta. ERRADO.

    Os auxiliares comuns indicam ideias geralmente repetitivas, aplicáveis em todas as tabelas principais, não necessitando representar um aspecto secundário de um assunto.

    V. Utilizam-se três tipos de notação como subdivisões auxiliares especiais: as séries com hífen -1/-9, as séries com ponto zero .01/.09 e as séries com apóstrofo ’0/’9. CERTO.