SóProvas


ID
1630999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de desempenho, julgue o item subsequente.


A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Redijam seus recursos com base nessas ideias. Busquem a inversão de gabarito ou a anulação.

    A literatura de gestão de pessoas aponta amplamente que a ideia central de um programa de avaliação de desempenho é a possibilidade de oferecer feedback para a empresa e para o próprio funcionário sobre o desempenho. Num contexto de gestão do desempenho, o que se busca é que esse feedback possibilite um desempenho melhor do funcionário no futuro. Desempenho depende de capacidade, condições organizacionais e motivação. O comportamento do indivíduo estaria ligado à motivação. Apesar disso, considerando-se as tendências em gestão de pessoas, não é possível afirmar que o processo de avaliação de desempenho, por si só, influencia o comportamento e a motivação dos funcionários. A influência sobre o comportamento do funcionário ocorre através do processo de liderança. Como resultado da avaliação de desempenho a liderança pode, ou não, buscar influenciar o comportamento dos indivíduos.

    Mais ainda, mesmo que o busque, a capacidade de influenciar o comportamento não é considerada absoluta na visão contemporânea sobre comportamento. Atualmente, considera-se que o indivíduo poderá, ou não, trabalhar de forma diferente e obter resultados distintos, pois a motivação é intrínseca (cada indivíduo é que SE motiva) – cabendo apenas ao gestor oferecer elementos que estimulem esta motivação -, e não extrínseca (ninguém e nenhum processo externo à pessoa é capaz de gerar mudanças no comportamento do outro).


    A avaliação de desempenho possibilita, na verdade, feedback e subsídios para que a gestão possa modificar as condições organizacionais, oferecer capacitação e oferecer elementos na busca de que o indivíduo se motive. Ela não consegue alterar o comportamento dos indivíduos de forma direta.

    Prof. Carlos Xavier


  • Questão errada.

    "Um dos principais objetivos da avaliação de desempenho consiste na possibilidade de fornecer feedback para a melhoria do desempenho dos servidores." Livro da prof. Andréia Ribas

    Entendo que a mudança de comportamento apenas é um dos objetivos para um programa de avaliação do desempenho. O foco central seria a melhoria do desempenho individual em busca dos resultados organizacionais. Portanto, questão passível de alteração de gabarito de certo para errado.

  • Concordo com os colegas de que a assertiva seja passível de recurso.


    Ora...a capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos PODERÁ ser sustentada por um programa de avaliação de desempenho. Porém, jamais, seria uma idéia central do programa em comento. Conforme bem explanados pelos colegas, uma avaliação de desempenho vai determinar feedback e subsídios para otimizar o desempenho do colaborador. E, somente depois, TALVEZ influencie no comportamento do indivíduo atrelado a uma liderança.

  • Gabarito: CERTO

    É isso mesmo. A avaliação de desempenho proporciona para a instituição um julgamento sistemático para promover pessoas, comunicar como está indo o trabalho, e sugerir mudanças nas atitudes, nas habilidades e nos comportamentos dos indivíduos. Subsidia a política de gestão de pessoas e promove a melhoria dos serviços públicos. Dá apoio ao processo de revisão de planejamento estratégico, alinha os esforços individuais com os esforços da organização, e identifica a necessidade de adequação funcional dos servidores. Há benefícios também para o servidor. O avaliado, conhecendo quais são os seus méritos e deméritos, trabalhará com maior segurança, prevendo suas possibilidades de carreira dentro da organização. Este terá consciência do processo e conhecimento das informações relevantes e significativas de seu desempenho.

    https://pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=717&art=12875&idpag=1

  • Questão não trata de liderança ?

  • A meu ver, claramente errada, pois se o processo de influenciar se atem ao sentido de liderança e não avaliação de desempenho.

    Segundo Chiavenato, a avaliação de desempenho consiste na análise e mensuração sistemática do desempenho de cada indivíduo na organização, levando em consideração as atividades desempenhadas, as metas estipuladas, os resultados a serem alcançados e o potencial de desenvolvimento. Sendo também chamada de avaliação do mérito. Tendo o feedback como um dos seus principais objetivos. 

    Andréia Ribas

    GAB CERTO (Preliminar)

  • Olá pessoal ( GABARITO CORRETO?)

    Discordo veementemente desse gabarito. Impetrei recurso com o seguinte fundamento:

     Segundo Idalberto Chiavenato,no livro Administração Geral e Pública, p157, editora Campus Elsevier,  "a liderança é um fenômeno social que ocorre exclusivamente em grupos sociais, sendo definida como a CAPACIDADE DE INFLUÊNCIA INTERPESSOAL...". Logo, a capacidade de influenciar pessoas relaciona-se com a liderança, e não à ideia de avaliação de desempenho, a qual está ancorada no fornecimento de feedback em busca da melhoria contínua.  Face ao exposto, solicita-se alteração do gabarito de CERTO para ERRADO...

    ------------------

    OBS: Temos que engolir essa pessoal, o gabarito não foi alterado

  • "Um dos principais objetivos da avaliação de desempenho consiste na possibilidade de fornecer feedback para a melhoria do desempenho dos servidores. Por esse motivo é necessário que se configure como um processo claro, sistemático e constante".

    (Gestão de Pessoas Para Concursos, Andrea Ribas, 2013, p. 146)

  • A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho. CORRETA

    __________________

    Pessoal, eu concordo com o gabarito.

    Ao se fazer uma avaliação a empresa busca várias coisas sim, mas qual a ideia central? Fornecer feedback é para quê? Pra ficar guardado na gaveta? Claro que não. A avaliação é feita para que o funcionário mude seu comportamento e se adeque ao que a empresa quer. 

    ________________

    Já avisei: tem que fazer duas leituras das questões de gestão de pessoas: uma com maldade no coração e outra sem maldade e só depois ponderar. Antes da prova deve ter feito suas orações e acendido as velas em intercessão. Não faz nada disso e quer acertar? Fala sério!!!!!!!!! 
  • Mais uma questão do TSC- Tribunal Superior Cespe.

  • Se pensar de forma simples, não procurar cabelo em ovo, observará que avaliando o desempenho pode sim influenciar no comportamento do indivíduo. Exemplo prático, você faz uma prova de concurso e constata que errou mais questões de certa disciplina, logicamente, você em outro concurso focará seus estudos nas matérias que se desempenho não foi satisfatório. Ou seja, influencia sim no comportamento do indivíduo.

  • O que acho pior de tudo é gente querendo justificar esse gabarito. Influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central do conceito de liderança, não de avaliação de desempenho. Essa é aquela questão que não vale a pena nem fazer para treinar. 

  • Avaliação de desempenho = oferecer feedback para a empresa e para o próprio funcionário no que diz respeito ao desempenho. 

    Desempenho = depende de capacidade, condições orgs e motivação. 

    Com feedback pode-se melhorar a gestão = melhorar a organização e criar condições que influenciem o comportamento dos colaboradores.

  • Impossível concordar com esse gabarito. 

  • Acho que a CESPE pensou assim: se um dos principais objetivos é o feedback, qual o principal resultado do feedback? Influência no comportamento futuro do indivíduo, mantendo-se o que esta certo e modificando-se o que está errado. Ou seja, no final, o resultado esperado é a influência para que o comportamento melhore.

  • vai pra merdA CESPE/UnB, isso é liderança!!!!!!!! 

  • Dizer que a avaliação de desempenho é capaz de influenciar no comportamento dos indivíduos é uma coisa e dá até pra aceitar. Mas daí a dizer que isso é a ideia central, aí já é demais! Isso é a ideia central de liderança e não da avaliação de desempenho. Viajou o CESPE e deve ter ferrado a vida de muita gente! :/


  • Também vejo como Liderança. Mas, se for mais fundo.... rs... existe algum sentido. Porém, em 2 minutos, durante a prova, difícil ir tão fundo.

  • Também discordo deste gabarito.


  • Meu Deus, questão tensa.

  • Achei que só eu que tinha discordado desse GABARITO!

  • Galera...deixem pra brigar com a banca depois que se tornarem servidores! Até lá, temos que entender o porquê de cada assertiva.

  • Até concordo que influencia, mas não consigo enxergar como sendo a ideia central.

  • Acho que a ideia da questão passa por aqui:


    A avaliação de desempenho é centrada no ocupante do cargo, uma vez que ele é o foco da avaliação, e não o cargo ocupado, e avalia o valor e as qualidades do ocupante do cargo. Como visa a melhoria do desempenho individual, colabora com o desenvolvimento da organização. 

    Fonte: Gestão de Pessoa, Andréia Ribas, 2013, pag 199.

  • Questão Coringaaaaaaaaaaaa

  • não concordo, não concordo e não há santo que me faça concordar.

     

    Edit: 2018 tô eu fazendo a questão de novo...e opa de novo eu errei! rsrs  essa não dá para acertar não.

  • Uma avaliação de desempenho efetiva tem que possuir feedback. Sem ele o indivíduo não tem a chance de saber se está indo bem, se está dentro ou se está fora do esperado. Ao saber que está fora do esperado, ele vai tentar melhorar para se enquadrar. Ao saber que está dentro, vai ter uma noção de como continuar agindo. Assim, a avaliação de desempenho influencia o comportamento dos trabalhadores.

    (clima organizacional, motivação, liderança, entre várias outras coisas também vão influenciar o comportamento).
    Hoje em dia, os trabalhadores são vistos como parceiros das organizações. Eles são os principais responsáveis pela consecução dos objetivos estratégicos. E qual o objetivo de uma avaliação de desempenho? O que a organização vai fazer com o resultado dela? Basta saber o tamanho do gap entre os comportamentos esperados e os avaliados? A ideia é justamente investir na melhoria comportamental.

    Outra questão que talvez ajude a entender:

     

    "Q304335

    Gestão de Pessoas 

     Avaliação de Desempenho,  Gestão de Desempenho

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: Telebras

    Prova: Especialista em Gestão de Telecomunicações - Psicologia

     

    Em relação a avaliação e gestão de desempenho, julgue os itens
    subsecutivos.

    O emprego da avaliação de desempenho nas organizações propicia a descoberta de potenciais que o avaliado não percebia em si e o aumento de seu domínio de competências." (certo)

  • Ideia central aí forçaram a barra né...

  • Eu errei.

    .

    Mas realmente, refletindo melhor, não há como dizer que a questão está errada, perguntando-se da seguinte forma:

    Qual a ideia central de um programa de avaliação de desempenho? (ou seja, qual a utilidade principal da avaliação de desempenho?Para que é feito? para que serve?)

    R: medir, avaliar e modificar as ações, atitudes e comportamentos que não estejam de acordo com as expectativas de resultados da organização.

    .

    Ou seja, a ideia central da avaliação de desempenho realmente é influenciar e mudar os comportamentos dos individuos, e é para isso que a avaliação de desempenho serve...

  • Passou da hora das bancas serem OBRIGADAS a colocarem a bibliografia exigida no edital pra parar com essa palhaçada com os candidatos. E claro, desde que a bibliografia não contemple autores com teses diferentes, senão continua a mesma m...

  • Sei nem q q eu faço da vida, se eu anoto isso ... se eu deixo passar...

  • NUNCA!!!!

    Só na teoria do CESPE que aliás gostaria muito de saber onde encontrar!!!

  • Não consigo entender como avaliação de desempenho. Para mim, isso é relacionado à liderança (influênciar é a ideia central).

  • Mais uma "jurisprudência" do CESPE!!!

  • Achei que só eu tinha ficado revoltado com essa questão.

    Lendo os comentários, o da BelaWitch, deixa a questão mais clara.

  • Galera, boa tarde! 

    Acertei a questão com um pouco de raciocínio lógico e experiência de vida, que acho que pode contribuir com alguns na forma de assimilar. Mas se estiver errado, logicamente, aceito de bom coração as correções. 

    Fui vendedor de carros e, na empresa, constantemente era utilizado o "cliente oculto", que no meu entendimento é uma forma de avaliação de desempenho em relação aos processos de atendimento e venda. Tendo em vista que isso era importante para a empresa e que, em caso de mal atendimento, gerava represálias à equipe comercial, todos os envolvidos no processo mudavam, "da água pro vinho", o seu comportamento durante o período de pesquisa e buscavam seguir todos os manuais de atendimento da montadora!

    Então, como disse, não há nenhuma base teórica e posso ter contado com a sorte, mas acredito haver uma correlação entre a teoria e a prática. 

    Fica a dica, se for coerente e útil, lógico!

  • Putzzzzz....assim não dá!!

  • Principal objetivo da avaliação de desempenho: avaliar o desempenho do passado para melhorar o do futuro (influenciar no comportamento). Assim, embora tenha errado, faz sentido a afirmação.

  • Errei mas li de novo e até que tem uma certa lógica. Com a avaliação de desempenho se verificará onde o funcionário pode melhorar, e com o feedback isso vai influenciar seu comportamento futuro

  • Cespe influenciar é pouco a idéia central é mudar o comportamento buscando melhores resultados. 

  • série: "desaprendendo o que aprendeu"

  • Ideia Central?????????

  • CESPE/FUNPRESP/2016

    A avaliação de desempenho, ferramenta utilizada para aprimorar os resultados dos recursos humanos, visa ao alcance de objetivos intermediários.

    Gabarito: certo

  • Questão safada!

  • Ideia central??? pegou pesado. O indice erro nesta questão foi enorme na prova TCU. Cespe sacana.

  • EM UMA ORGANIZAÇÃO TODOS PASSAM PELO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, INCLUSIVE O GERENTE DE LINHA, POIS A ELE É ATRIBUÍDO O DEVER DE INFLUENCIAR OS SEUS SUBORDINADOS (CAPACIDADE DE LIDERANÇA PERANTE O SUBORDINADO). MAS DIZER QUE É UMA IDEIA CENTRAL DO PROCESSO É FORÇAR A BARRA.

     

     

     

    GABARITO CERTO

    Aceitar dói menos....

  • Talvez se fosse gestão de desempenho. A avaliação de desempenho é mais pragmática, voltada à mensuração.

  • Cespe fazendo Cespices... Avaliação é mensuração. Concordo que seria certo se fosse GESTÃO do desempenho.
  • Não dá pra levar a CESPE a sério em gestão de pessoas

  • Tudo bem que pode interferir sim no comportamento do indivíduo, pois, sabendo ele que será avaliado, tende a ter uma postura mais proativa, mais eficiente etc, porém, dizer que esse é o eixo central de tal procedimento, não.

     

  • Acho que a ideia central que a questão se refere, em vista à avaliação de desempenho, é a retroação. Ou seja, o feedback. Segundo Chiavenato, a avaliação do desempenho sem retroação não é avaliação. Quanto maior e constante a retroação, maiores serão a oportunidade e a condição para a pessoa desenvolver uma efetiva autoavaliação do seu próprio desempenho. Não se trata de uma simples informação de mão única, mas uma troca de informações visando a avaliação conjunta dos resultados, das dificuldades, das restrições, das interdependências, dos acidentes de percurso etc.

    Nesse ponto de vista, a constante retroação acaba por influenciar o indivíduo para agir de maneira que busque a qualidade e a produtividade individual, de acordo com a eficiência e a eficiência.

    Entendi dessa forma, aceito correções caso eu esteja equivocada.

  • Vaaaaa, mil questões falam de liderança e essa coloca avaliação de desempenho.

  • A banca se apreoveita da subjetividade da matéria para colocar o gabarito que quiser.

     

  • Acredito que o conceito de AVALIAÇÃO dentro da Adm. é um pouco mais amplo do que o sentido geral que conhecemos.

     

    O PROCESSO de AVALIAÇÃO consiste em: Estabelecer objetivos da avaliação; Objetivos a serem atingidos pelos funcionários; Exame do trabalho desempenhado; Feedback sobre a avaliação; Discussão de resultados e deficiências; e Fixar novas metas.

     

    Trazendo para o cotidiano, um gestor de linha por exemplo não quer saber se o operador A consegue produzir 200 unidades do produto por minuto (isso é uma das etapas do processo de avaliação, mas NAO a idéia central do programa de avaliação).

     

    A capacidade de influenciar o comportamento dos individuos é traduzida pelo alinhamento da performance operacional com o planejamento estrategico (Desdobrado em objetivos/metas), que em QUALQUER contexeto á a idéia central da avaliação.

     

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

  • Questão de pura interpretação. O que tem por trás da realização de
    um programa de gestão e avaliação de desempenho? A ideia de que é possível
    ter um desempenho melhor no futuro, ou seja, de que é possível influenciar o
    comportamento dos indivíduos para que estes apresentem um desempenho
    superior.

    Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Questão que beneficia quem NÃO estuda. 

     

    Avante!

  • A cespe não existe, não é desse mundo 

  • Gabarito: Certo

     

    Influenciar no sentido de mudar o comportamento (feedback é  uma das opções após o procedimento de avaliação).

  • q meeeeeeeeeeerdaaaaaaaaaaaa

  • O aprendizado implica mudança de comportamento do indivíduo.

  • Certo.

    A Avaliação de Desempenho tem como objetivo básico melhorar os resultados dos recursos humanos da organização, tendo como objetivos intermediários, a adequação do indivíduo ao cargo, feedback para o funcionário, treinamento, motivação pessoal, incentivo salarial ao bom desempenho gerando, consequentemente, uma mudança de comportamento do indivíduo, melhoria do relacionamento do líder com a equipe, estimulo a maior produtividade e o estabelecimento de metas. É a apreciação frequente e organizada do desempenho de cada pessoa em relação às atividade desempenhadas, aos meios e resultados a serem alcançados e ao seu potencial de desenvolvimento. A associação da avaliação de cada servidor e a avaliação da performance da organização constitui um modelo de análise de desempenho. A avaliação do desempenho é uma responsabilidade gerencial que procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro e os resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados. Ou seja, confrontar os desempenhos individuais com os organizacionais é um modo/modelo de análise de desempenho, trata-se também de processo de aprendizagem organizacional.

    Obs. A avaliação de desempenho possibilita, um feedback e subsídios para que a gestão possa modificar as condições organizacionais, oferecer capacitação e elementos na busca de que o indivíduo se motive. Ela não consegue alterar o comportamento dos indivíduos de forma direta. A prática constante de feedback facilita o diálogo chefe-subordinado, sobretudo se adotado um sistema de gestão por metas, com compromissos recíprocos de resultados.

    Objetivos de um processo de avaliação do desempenho: Identificar hiatos entre o padrão de excelência e a performance apresentada pelos colaboradores visando avaliar o desempenho passado para melhorar o desempenho futuro; Orientar a elaboração do plano de treinamento e desenvolvimento. 

     

    Bons estudos.

  • Matéria desgraçada!!!!!!!!!!!!!!!

  • "O processo de avaliação deve fornecer um retorno sobre o desempenho de cada funcionário, de modo que possamos saber como eles podem melhorar, em que área precisam ser capacitados, dentre outros benefícios. Para o funcionário, a informação ou retorno de como seu desempenho está sendo avaliado é um subsídio importante para que ele possa melhorar, para saber onde precisa aprimorar seu trabalho.

    Desse modo, a avaliação de desempenho pode sim influenciar o comportamento dos indivíduos. Entretanto, dizermos que a capacidade do processo de avaliação de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia 'central' que sustenta esse programa é polêmica. A ideia central seria conhecer o desempenho de cada membro (seus pontos fortes e fracos) e atuar sobre essa informação.

    A avaliação fornece para a instituição e para o próprio indivíduo subsídios para que esses melhorem, para que sejam capacitados e sejam motivados para aprimorar seus resultados.

    Muitos recursos foram feitos na época da prova, mas a banca manteve seu gabarito como questão correta."

    Fonte: Rodrigo Rennó (Estratégia)

  • Esse "Ser do Mal" do cespe fumou um!!!

  • A capacidade de influenciar o comportamento dos indivíduos é a ideia central que sustenta um programa de avaliação de desempenho. Resposta: Certo.

    Imagine que você é o gestor e precisa avaliar seus subordinados de forma a fornecer-lhes feedback! Você vai precisar ter jogo de cintura (capacidade de influência) para demonstrar a importância dessa avaliação? Simmmmmmmm... Caso você tente demonstrar a importância e seus subordinados não querem nem saber! A avaliação de desempenho (ideia central) vai funcionar? Nãaaaaaao!

  • Certo! A gestão de desempenho busca influenciar o comportamento dos indivíduos por meio da definição de metas, avaliação de desempenho, sistema de comunicação e remuneração. Em resumo, tudo é planejado para que os indivíduos se sintam mais estimulados a empreender um maior nível de esforço no alcance dos objetivos organizacionais.

    Gabarito: CERTO

  • IBGE caiu alternativa discorrendo que "o principal objetivo da avaliação de desempenho é melhorar os resultados da organização". Será que vai ser considerado falso ou verdadeiro?

  • A fim de ajudar a entender o porquê de a questão estar certa e complementando o que os colegas já explanaram:

    Entre os objetivos mais comuns, estão o desenvolvimento, a melhoria e a inovação. Os três pontos de atenção geram diferentes tipos de cobrança para o profissional ao serem desdobrados em metas.

    Essas metas ajudam a mensurar o progresso e auxiliar no direcionamento do colaborador.

    Fonte: https://www.gupy.io/blog/avaliacao-de-desempenho

    Bons estudos.

    Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.