SóProvas


ID
1631686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços

Acerca dos métodos e critérios de análise de investimentos de capital, julgue o item a seguir.

Um projeto com fluxo de caixa de comportamento não convencional, ou seja, que possui entradas e saídas de capitais alternadamente distribuídas no tempo, pode ter múltiplas taxas internas de retorno (TIR).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Analisei o seguinte para responder:

    Se a empresa tem fluxos diferentes ao longo do tempo, a TIR provavelmente sofrerá alterações. Se em um momento pode ser baixa, em outro pode ser altíssima, em seguida pode ser média, etc. Sendo assim, É possível sim que tenha múltiplas TIRs ao haver entradas e saídas alternadas no tempo.

  • Uma TIR superior à Taxa Mínima de Atratividade indica a tendência de aceitação de um determinado projeto que pode ser um investimento empresarial, um financiamento ou uma determinada aplicação financeira. Porém, a interpretação da TIR requer alguns cuidados:

    • No cálculo da TIR de um investimento há o pressuposto de que todos os valores caminham no tempo pela própria TIR, ou seja, os fluxos de caixa negativos ou investimentos seriam financiados pela TIR e os fluxos de caixa positivos ou lucros também seriam reinvestidos pela TIR. Neste caso, quando a TIR apurada é muito diferente das taxas de mercado, sua interpretação não é verdadeira;

    Quando um projeto é representado por um fluxo de caixa não convencional, em que há várias inversões de sinais entre fluxo de caixa positivos e negativos, esse mesmo projeto pode apresentar mais de uma TIR (positivas ou negativas) ou até inexistir solução. Neste caso, uma TIR apurada pode não ter significado algum na análise de investimento.