O WinRAR é um programa completo para Windows, Mac, Linux e Android, utilizado por mais de 500 milhões de usuários em todo o mundo para comprimir e extrair arquivos. Seu atributo principal é a possibilidade de reduzir o espaço ocupado por um arquivo no disco rígido, permitindo armazenar mais documentos em seu computador, e também transferir textos, fotos, vídeos ou jogos na internet de forma mais rápida. O download pode ser gratuito para testes ou realizado na versão pro, que é paga, tanto em 32 bits quanto 64 bits.
O Microsoft Security Essentials é um programa antivírus gratuito para seu PC que oferece proteção em tempo real contra vírus, spyware e outros softwares mal-intencionados.
O programa é executado em segundo plano enquanto você usa o computador e verifica as atualizações na Internet diariamente. Ele executa verificações agendadas de malware no computador, bloqueando automaticamente a maioria das ameaças. Basicamente, quando o ícone do Microsoft Security Essentials aparece em verde na área de notificação no canto direito da barra de tarefas, o computador está em boas condições. Quando o programa detecta algum problema ou ameaça, ele mostra uma mensagem com o item detectado, o nível de alerta e a ação recomendada para que você possa decidir o que fazer. Você também pode usar o Microsoft Security Essentials a qualquer momento para executar uma verificação manual de um arquivo, uma pasta ou de todo o computador.
Minha contribuição.
O antivírus é uma ferramenta para remoção de vírus existentes no computador e combater a infecção por novos vírus. A solução ideal para a ameaça de vírus é a prevenção: em primeiro lugar, não permitir que um vírus entre no sistema. Os principais antivírus do mercado são: Avast, McAfee, Bitdefender, Kaspersky, AVG, Norton, Avira, entre outros. Não é aconselhável utilizar vários antivírus diferentes em um mesmo computador.
Gerações de Antivírus:
1° Geração: Detecção baseada em Assinatura: a assinatura é uma informação usada para detectar pragas. Assim como a assinatura do nome identifica a identidade da pessoa, a assinatura de um vírus é o que o antivírus usa para identificar que uma praga digital está presente em um arquivo. A assinatura é geralmente um trecho único do código do vírus – estrutura ou padrão de bits.
2° Geração: Detecção baseada em Heurística: a heurística é um conjunto de técnicas para identificar vírus desconhecidos de forma proativa – sem depender de assinatura. Nesta linha, a solução de segurança analisa a estrutura de um arquivo e compara o seu comportamento com certos padrões que podem indicar a presença de uma ameaça.
3° Geração: Interceptação de Atividade: trata-se de uma tecnologia que identifica um vírus por suas ações, em vez de sua estrutura em um programa infectado. Esses programas têm a vantagem de que não é necessário desenvolver assinaturas e heurísticas para uma ampla variedade de vírus. É diferente da heurística porque só funciona com programas em execução, enquanto a heurística analisa o próprio arquivo sem a necessidade de executá-lo.
4° Geração: Proteção Completa: são pacotes compostos por uma série de técnicas antivírus utilizadas em conjunto. Estas incluem componentes de varredura e de interceptação de atividades. Ademais, esse tipo de pacote inclui recurso de controle de acesso, que limita a capacidade dos vírus de penetrar em um sistema e, por consequência, limita a capacidade de um vírus de atualizar arquivos a fim de passar a infecção adiante. Trata-se da geração da maioria dos antivírus atuais.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!