Trata-se de questão versando sobre a Teoria da Regulação, do ramo da Economia.
No preço-teto (price-cap), o regulador define um preço máximo que o agente pode praticar. Assim sendo, para maximizar seus ganhos, o agente deve reduzir seus custos, o que, por sua vez, aumenta a eficiência do setor regulado.
A) O regime de tarifação pelo custo de serviço não fornece estímulos ao aumento da eficiência por parte da indústria regulada. Isto acontece justamente porque o método garante uma taxa de retorno à empresa privada, desincentivando-a a buscar novas tecnologias que propiciem a redução de custos e, consequentemente, a redução das tarifas. Além disso, a adoção desse método de tarifação depende de
elevados custos reguladores.
B) Correta:
No regime do price cap (preço teto), é utilizado um “fator X”, que define os ganhos de produtividade previstos para a indústria regulada. Esse fator X prevê a redução de custos da indústria regulada ao longo do tempo, e esta redução de custos será repassada aos preços das tarifas.
Pois bem… a definição deste parâmetro de redução de custos geralmente é feita a partir de comparações internacionais (aula 10, página 06). Assim, uma coisa que o órgão regulador pode fazer é construir uma fronteira (uma meta, um objetivo) de eficiência, a partir de empresas comparáveis. Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-as-questoes-de-economia-do-tcu-4/
C) Na duração do contrato pelo preço-teto, o agente regulador reajusta os preços de acordo com a taxa de inflação nacional.
D) A regulação por incentivos se diferencia da regulação por taxa de retorno exatamente pelo fato de estimular a empresa regulada a utilizar tecnologias mais eficientes e reduzir seus custos. O regime tarifário que não estimula é a regulação por taxa de retorno.
E) Efeito Averch-Johnson: excesso de investimentos, ou excesso de quantidade de estoque de capital. Ocorre no regime tarifário de taxa de retorno/custo do serviço. Na presença deste tipo de tarifação, a empresa tem estímulos a aumentar o estoque de capital da firma. Para manter a TIR (taxa interna de retorno) que foi estipulada contratualmente, seria necessário então aumentar os preços. Ou seja, os preços ficam estabelecidos em um valor acima ao de mercado. O resultado é que a firma acabará operando com maior quantidade de capital.