SóProvas


ID
163660
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Testar é uma disciplina de suma importância para a engenharia de software. A literatura divide os tipos de testes em duas grandes categorias: teste de caixa preta e teste de caixa branca. Sobre esta classificação, pode-se afirmar que

I - testes de interfaces são classificados como de caixa branca;

II - testes de caixa preta são também chamados de teste comportamental, onde o foco são os requisitos funcionais do software;

III - testes de caixa preta são complementares aos testes de caixa branca, uma vez que contemplam diferentes classes de erros.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Em suma, teste de caixa branca são os testes internos do software, diretamente no código fonte, como testes no fluxo de dados, testes de condição, etc.Os de caixa preta, entretanto, são os externos ao software. Ou seja, são os testes de aceitação, onde colocamos os dados de entrada e comparamos se a saída está de acordo.I - testes de interfaces são classificados como de caixa branca; Errada. Esse é o teste de caixa preta.II - testes de caixa preta são também chamados de teste comportamental, onde o foco são os requisitos funcionais do software;Correto. O foco desse teste, é verificar se o sistema atende aos requisitos.III - testes de caixa preta são complementares aos testes de caixa branca, uma vez que contemplam diferentes classes de erros.Correto. Os testes de caixa preta abrangem classes diferentes dos de caixa branca.Letra d.
  • I - testes de interfaces são classificados como de caixa branca; (Errada, pois os testes de caixa branca procupam-se com o comportamento interno do componente de software

    II - testes de caixa preta são também chamados de teste comportamental, onde o foco são os requisitos funcionais do software; (Correta, os testes de caixa preta basieam-se no comportamento  externo do componente do software, )

    III - testes de caixa preta são complementares aos testes de caixa branca, uma vez que contemplam diferentes classes de erros.(Correto, o teste de caixa branca, avalia o comportmamento interno e o outro avalia o comportamento externo, contemplando diferentes classes de erros).
  • Discordo do gabarito

    A meu ver a única opção correta é a III.
     
    Na opção II, ao se afirmar que o foco são os requisitos funcionais do sw, exclui-se testes de desempenho, de carga e vários outros não-funcionais que são testes de caixa-preta.
     
  • Discordo totalmente da I. Que interface é essa? Interface de um componente? Se for, em um software convencional, essa é a primeira a ser testada como parte do teste de unidade. Seria assim, parte do teste de caixa-branca.

    É a interface entre componentes, que é testada durante o teste de integração?

    É a interface GUI, que o pessoal está comentando?

    Para mim, apenas II e III corretas.
  • Wilson, tanto pra você, quanto pra Cesgranrio. O gabarito é II e III apenas.
  • Segundo Pressman, "Teste Caixa-Preta, também chamados de teste comportamental, focaliza nos requisitos funcionais do software. As técnicas caixa-preta permitem derivar uma série de condições de entrada que utilizarão completamente todos os requisitos funcionais para um programa. O teste caixa-preta não é uma alternativa às técnicas caixa-branca. Em vez disso, é uma abordagem complementar, com possibilidade de descobrir uma classe de erros diferente daquela obtida com métodos caixa-branca. Diferente do teste caixa-branca, que é executado antecipadamente no processo de teste, o teste caixa-preta tende a ser aplicado durante os estágios posteriores."

    (Fonte: Livro Engenharia de Software, 7ed, Pressman, pág 439)

    I - Errada. Se você vai testar a interface, provavelmente não está interessado na implementação interna desse componente, logo não é caixa-branca.

    Gabarito letra "D".