SóProvas


ID
1637032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Controle Externo

Com base na legislação que rege a organização, a atuação e a jurisdição do TCU, julgue o item subsequente.


Caso o TCU profira decisão considerando regulares com ressalvas as contas de determinado gestor que tenha falecido pouco antes do proferimento de tal decisão, será inviável a adoção das medidas necessárias à correção das impropriedades identificadas.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO)

    A correção de impropriedades visa a prevenir novas ocorrências no futuro, de modo que o falecimento do gestor responsável pelas falhas não impede a adoção de medidas corretivas.

    ----------------

    Fonte; Professor Erick Alves - Estratégia Concursos


  • Os herdeiros dos administradores e responsáveis por dinheiros públicos responderão pelos débitos do falecido perante a Fazenda Pública, até a parte que na herança lhes couber.

  • RITCE-PA

    Art. 202. A decisão definitiva do Tribunal em processos de prestação ou tomada de contas será
    publicada no Diário Oficial do Estado e constituir-se-á:
    (...)
    II - no caso de contas regulares com ressalva:
    a) certificado de quitação condicionado ao atendimento de medidas necessárias à correção das
    impropriedades ou faltas identificadas, com o alerta ao responsável ou a quem lhe houver sucedido, de
    que a reincidência nas impropriedades ou falhas apontadas poderá acarretar a irregularidade das contas
    subsequentes, sem prejuízo das demais sanções cabíveis;
    b) havendo determinação de recolhimento de multa, a quitação ao responsável será dada somente depois do pagamento integral da mesma, mantendo-se o alerta previsto na alínea anterior;

  • Pra quem está estudando para o TCE-MG:

     

    RITCE, Art. 252. Quando julgar as contas regulares, com ressalvas, o Tribunal dará quitação ao responsável e lhe determinará, ou a quem lhe haja sucedido, a adoção das medidas necessárias à correção das impropriedades ou faltas identificadas, de modo a prevenir a reincidência.

  • O falecimento do gestor responsável pelas falhas, seja antes ou depois de decisão proferida, não impede a adoção de medidas corretivas, pois estas visam a prevenção de novas ocorrências futuras.

    Interessante observar que são as contas que estão sendo julgadas, e são os procedimentos e impropriedades identificadas que são o alvo da correção.

    Gabarito: ERRADO.

  • Gab. E

    RITCU. Art. 208. As contas serão julgadas regulares com ressalva quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao erário.

    § 2º Na hipótese prevista no caput, o Tribunal dará quitação ao responsável e lhe determinará, ou a quem lhe haja sucedido, se cabível, a adoção de medidas necessárias à correção das impropriedades ou faltas identificadas, de modo a prevenir a ocorrência de outras semelhantes.

    Art. 250. Ao apreciar processo relativo à fiscalização de atos e contratos, o relator ou o Tribunal: II – determinará a adoção de providências corretivas por parte do responsável ou de quem lhe haja sucedido quando verificadas tão somente falhas de natureza formal ou outras impropriedades que não ensejem a aplicação de multa aos responsáveis ou que não configurem indícios de débito e o arquivamento ou apensamento do processo às respectivas contas, sem prejuízo do monitoramento do cumprimento das determinações;

  • os herdeiros vão ficar com essa bomba para pagar até o valor limite da herança
  • Gabarito ► ERRADO

    as contas serão julgadas regulares com ressalva quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao erário. Nesses casos, o Tribunal dará quitação ao responsável e lhe determinará, ou a quem lhe haja sucedido, se cabível, a adoção de medidas necessárias à correção das impropriedades ou faltas identificadas, de modo a prevenir a ocorrência de outras semelhantes (RI, art. 208, §2º).

    Portanto, a adoção de medidas corretivas é enviada ao órgão ou entidade, na pessoa do responsável. Logo, se o responsável da unidade “mudou”, por qualquer motivo que seja, as medidas corretivas serão adotadas pelo responsável sucessor.

    Bons estudos

  • Comentário:

    A correção de impropriedades visa a prevenir novas ocorrências no futuro, de modo que o falecimento do gestor responsável pelas falhas não impede a adoção de medidas corretivas.

    Gabarito: Errado