-
Informações relativas aos objetivos, riscos e controles do
objeto auditado devem ser obtidas pelos autores até, no
máximo, a fase de planejamento do trabalho.
-
Na fase do planejamento deve ser feito um exame preliminar a fim de obter elementos necessários ao planejamento dos trabalhos de auditoria (conhecer o órgão, as leis que o rege, seus riscos potenciais...). E ainda a elaboração do programa de trabalho contendo objetivos, universo, alcance dos procedimentos, técnicas, recursos...
-
Fernando Graeff - Ponto dos Concursos:
Comentários:
De fato, segundo as Normas de Auditoria do TCU, essas informações são necessárias para a confecção da matriz de planejamento da auditoria. Portanto, os auditores devem obter essas informações até a fase de planejamento.
Contudo, a questão contém um erro material ao falar em “autores” ao invés de “auditores”. Ora, quem são os autores? Refere-se aos auditores? Assim, creio que caberia recurso, forçando um pouco a barra, pedindo a anulação da questão, alegando que a palavra “autores” causou ambiguidade na interpretação da questão.
Gabarito preliminar: C
-
Gabarito Preliminar: CERTO
Justificativa da anulação: A utilização do termo “autores” prejudicou o julgamento do item.
http://www.cespe.unb.br/concursos/tcu_15_aufc/arquivos/TCU_15_AUFC_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF
-
IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETIVOS, RISCOS E CONTROLES
71. Para determinar a extensão e o alcance da auditoria que será proposta, a unidade técnica deve dispor de informações relativas aos objetivos relacionados ao objeto que será auditado e aos riscos relevantes associados a esses objetivos, bem como à confiabilidade dos controles adotados para tratar esses riscos. Tais informações são obtidas, tipicamente, na realização de outras ações de controle cuja principal finalidade é o conhecimento da unidade jurisdicionada e devem ser levadas em conta no planejamento e na aplicação dos procedimentos de auditoria.
71.1. Alternativamente, caso a auditoria seja proposta sem que as informações relativas aos objetivos, riscos e controles do objeto auditado estejam disponíveis, tais informações deverão ser obtidas na fase de planejamento do trabalho. A necessidade e a profundidade dos procedimentos para a obtenção destas informações variará de acordo com os objetivos e o escopo da auditoria em questão. (NAT, página 33)