SóProvas


ID
1637179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que concerne a data mining (mineração de dados) e big data, julgue o seguinte item.


Quem utiliza o data mining tem como objetivo descobrir, explorar ou minerar relacionamentos, padrões e vínculos significativos presentes em grandes massas documentais registradas em arquivos físicos (analógicos) e arquivos lógicos (digitais).

Alternativas
Comentários
  • Errado


    Vamos analisar mais uma definição de Data Mining para chegarmos a uma conclusão definitiva a respeito desta questão. “A mineração de dados é um campo interdisciplinar que reúne técnicas de aprendizado de máquina, reconhecimento de padrões, estatísticas, banco de dados e visualização para abordar a questão da extração de informações a partir de grandes bases de dados”. Vejam que em todas as definições as análises são feitas sobre base de dados digitais. Usar tecnologia para otimizar e ampliar o horizonte e descobrir padrões ou informações relevantes.


    Sendo assim a alternativa está incorreta pois afirma que é possível fazer análise em arquivos físicos (analógicos).


    http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/tcu-2015-an-lise-de-informa-es-resolu-o-das-quest-es-banco-de

  • A questão pecou quando falou em arquivos físicos.

  • ERRADO

    "grandes massas documentais registradas em arquivos físicos "

  • Minerar arquivo físico é trabalho pra estagiário.

     

    Gabarito: ERRADO

  • Arquivos físicos são diferentes de arquivos digitalizados...

  • Prezados,

    O data mining não consegue atuar em arquivos físicos ( um processo em papel por exemplo ).

    Portanto a questão está correta.

  • OCR nok? Bola pra frente.

  • A definição estava perfeita, o que tornou a assertiva falsa foi dizer que a mineração pode ocorrer em arquivos físicos. A mineração é uma atividade multidisciplinar, que envolve também técnicas estatísticas e de matemática. Porém, ela é uma atividade realizada em computadores, sobre conjuntos de dados em meio digital. Não tem como fazer isso em arquivos físicos, tipo em documentos impressos em papel.

  • Gabarito: Errado.

    O bigdata foi implementado justamente no âmbito da diminuição dessa mineração de dados físicos. Não faz muito sentido uma empresa gastar na implementação, dispor os arquivos em uma nuvem, ter um custo elevado, para que a mineração física seja realizada. É contraproducente.

    Bons estudos!

  • O Data Mining NÃO consegue atuar em processos FÍSICOS.

    Fonte: Prof Leandro Rangel

  • Arquivos podem ser físicos e lógicos ? SIM

    posso utilizar DATAMINING em arquivos físicos e lógicos ? NÃO

  • Exceto o físico/analógico

  • O data mining é utilizado para encontrar padrões em grandes bases de dados. Novas ferramentas sofisticadas ajudam a recuperar informações de arquivos corporativos e registros públicos e podem extrair dados de bancos não estruturados (ex. bancos do Lotus Notes, textos e intranets empresariais). No entanto, não há de se falar em análise de dados registrados em arquivos físicos, pois isto não é possível com ferramentas de data mining. Para realizar análise das informações destes arquivos físicos através da mineração de dados, estes devem ser primeiramente transformados em arquivos lógicos por meio de digitalização com reconhecimento de texto e, então, utilizar-se ferramentas avançadas de mineração de texto para análise.

    Gabarito: Errado

    Prof. Ramon Souza

  • Tem 1 galera ai q paga toneladas de granas em cursinho pro professor justificar uma questao dessas nesse nível:

    O Data Mining NÃO consegue atuar em processos FÍSICOS.

    Show de bola esse outro professor q a colega helenm Giovanelli postou!

  • A mineração de dados é feita por algoritmos que rodam em computadores. Eles analisam dados digitais e não arquivos físicos. Assim, o correto seria: Quem utiliza o data mining tem como objetivo descobrir, explorar ou minerar relacionamentos, padrões e vínculos significativos presentes em grandes massas documentais registradas em arquivos lógicos (digitais).

  • GABARITO: ERRADO

    O data mining é utilizado para encontrar padrões em grandes bases de dados. Novas ferramentas sofisticadas ajudam a recuperar informações de arquivos corporativos e registros públicos e podem extrair dados de bancos não estruturados (ex. bancos do Lotus Notes, textos e intranets empresariais). No entanto, não há de se falar em análise de dados registrados em arquivos físicos, pois isto não é possível com ferramentas de data mining. Para realizar análise das informações destes arquivos físicos através da mineração de dados, estes devem ser primeiramente transformados em arquivos lógicos por meio de digitalização com reconhecimento de texto e, então, utilizar-se ferramentas avançadas de mineração de texto para análise.

  • Errado

    Objetivos:

    -Prever

    -Identificar

    -Classificar

    -Otimizar

  • A definição estava perfeita, o que maculou a assertiva foi dizer que a mineração pode ocorrer em arquivos físicos. Ora, a mineração é uma atividade multidisciplinar, mas evidentemente computacional, então não faz sentido aplicar as técnicas envolvidas em um arquivo físico composto por um monte de papéis, por exemplo.

    Arthur Mendonça | Direção Concursos

  • Quem utiliza o data mining tem como objetivo descobrir, explorar ou minerar relacionamentos, padrões e vínculos significativos presentes em grandes massas documentais registradas em arquivos físicos (analógicos) e arquivos lógicos (digitais)

  • Os tribunais de justiça brasileiros iriam AMAR esse data mining físico. Nem precisaria do famoso PJE kkkk

  • Não há mineração em arquivos físicos (papéis, por exemplo). Essas informações precisam estar em ambiente digital para a mineração de dados.

    Fonte: Projeto Caveira.

  • O data mining não consegue atuar em arquivos físicos ( um processo em papel por exemplo ).

    made in professor... rs...

  • GAB. ERRADO

    Não há mineração em arquivos físicos (papéis, por exemplo). Essas informações precisam estar em ambiente digital para a mineração de dados.

  • Pensei que que cameras de reconhecimento facial faziam reconhecimento físicos em tempo real. E também existem métodos de leitura em tempo real de documentos físicos. Acho que pensei longe demais.