SóProvas


ID
1637542
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere dois ecossistemas, um terrestre e outro marinho. Em cada um deles, é possível identificar o nível trófico em que se encontra a maior quantidade de biomassa por unidade de área, em um determinado período.

Para o ecossistema terrestre e para o marinho, esses níveis tróficos correspondem, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • embora a pirâmide de energia seja com a base maior que o topo em todos níveis tróficos no ambiente marinho, a base que representa os produtores (os fitoplânctons) é menor que dos consumidores primários (zooplânctons). portanto, a pirâmide da biomassa que representa os produtores e consumidores primários no oceano é invertida. esse fenômeno acontece devido à velocidade de reprodução dos fitoplânctons é muuuito maior que dos zooplânctons. então, os consumidores primários têm maior quantidade sem que tenham maior fornecimento de energia p a cadeia alimentar numa medida momentânea da biomassa. 

  • Ecossistemas marinhos se caracterizam por pirâmides de biomassa invertidas em relação aos ambientes terrestres. Nos ambientes terrestres, a concentração de biomassa é maior no nível dos produtores, constituído por organismos fotossintetizantes pluricelulares. Nos ecossistemas marinhos, a maior biomassa ocorre no nível dos consumidores primários, constituído pelo zooplâncton. Os produtores, no ambiente marinho, são representados, sobretudo, por algas unicelulares microscópicas, isto é, o fitoplâncton, que apresenta uma biomassa muito pequena. Portanto, a cada instante, o fitoplâncton apresenta menor biomassa que o zooplâncton.

  • c)  produtores − consumidores primários