SóProvas


ID
1638736
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmações abaixo:


I. No Linux, todo arquivo executável tem como extensão o sufixo .exe.


II. Nas várias distribuições Linux, os navegadores que rodam nativamente nesse ambiente são: Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome.


III. O Linux não possui interface de usuário gráfica (GUI). Por essa razão, seu uso é bem menos popular que o do Microsoft Windows.


IV. Usuários com permissões totais de super usuário são os únicos capazes de reiniciar o sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.


    Todas estão erradas.

  • I - .EXE é uma extensão de ficheiros que podem ser executados por computadores da plataforma Windows.

    Os programas de linux são distribuídos de forma diferente dos programas de Windows. O linux não utiliza extensão em arquivos, para o arquivo ser um executável, basta ter permissão de execução. O que torna o arquivo executável é o comando (que precisa ter a permissão de execução).

    Por exemplo: Se "arquivo" for binário ele torna-se um executável binário, se for texto torna-se um script (que é como os arquivos em lotes do Linux são chamados).

    II - Windows Internet Explorer, também conhecido pelas abreviações IE, é um navegador de internet de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft, o navegador ainda roda no Linux através da camada de compatibilidade Wine.

    O Google Chrome é um navegador desenvolvido pelo Google. O navegador está disponível em mais de 51 idiomas para as plataformas Windows, Mac OS X, Android, Ubuntu, Debian, Fedora e OpenSuSE.

    Mozilla Firefox é um navegador livre e multiplataforma.

    III - Em informática, interface gráfica do utilizador (GUI) é um tipo de interface permite a interação com dispositivos digitais. Interfaces gráficas do Linux: KDE, GNOME, WINDOWSMAKER, entre outros.

    IV - Como você deve saber, somente o super-usuário (root) tem ações irrestritas no sistema, justamente por ser o usuário responsável pela configuração, administração e manutenção do Linux. O comando "sudo" (SUperuser DO) fornece à um usuário comum permissão de execução para comandos restritos ao usuário root. Dessa forma torna-se possível, por exemplo, desligar ou reiniciar o computador sem a necessidade de se logar como root.

    Avante!

  • Questão repetida.

  • O Ubuntu vem com o Firefox como navegador padrão.

  • Reboot reinicia o sistema.. só o root(super usuário) tem algo errado aí nessa questão