SóProvas


ID
163948
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O usuário torna a sua chave I disponível para todos os que podem eventualmente enviar-lhe informações criptografadas. Essa chave pode apenas codificar os dados, mas não pode descodificá-los, ou seja, não pode abrir as informações criptografadas, mas é capaz de criptografar um arquivo. No envio da informação criptografada, a chave II é utilizada, e quem recebe o texto cifrado, descodifica-o com a chave III . O algoritmo de criptografia IV rata o texto como se fosse um número muito grande, eleva-o à potência de outro número também enorme e, então, calcula o restante depois de dividido por um terceiro número igualmente gigantesco. Por fim, o número resultante de todo este processo é convertido de novo em texto. Na criptografia V o algoritmo divide os dados em pequenos pedaços chamados de blocos, depois coloca letras em volta, muda a informação presente em cada bloco para números, comprime e expande esses dados e coloca esses números em fórmulas matemáticas que incluem a chave. Então o algoritmo repete todo o processo, até mesmo dúzias de vezes, se necessário.

Completam correta e respectivamente as lacunas I a V:

Alternativas
Comentários
  • Questão com um detalhe que pode ser passado despercebido. Uma mensagem pode ser enviada utilizando a chave pública do destinatário, sendo que ele é o único que pode decriptografá-la usando sua chave privada, ou pode também usar sua chave privada e o destinatário precisaria possuir sua chave pública para decriptografar a mensagem. Ou seja, temos duas opções para envio de mensagens criptografadas:
    1. Mensagem enviada criptografada com a chave pública do destinatário e decriptografada com a chave privada do destinatário
    2. Mensagem enviada criptografada com a chave privada do remetente e decriptografada com a chave pública do remetente
    Porém a questão em sua primeira afirmação cita a distribuição da chave pública para RECEBIMENTO de mensagens criptografadas, anulando a segunda opção anterior.
  • Esta é uma das questões mais mal formuladas que eu já vi.
  • 1º caso possível: Garantia de Autenticidade
    O emissor utiliza a sua chave privada para codificar a mensagem, ele estaria visando garantir a autenticidade da mensagem, pois, somente com a  chave pública do emissor, o receptor da mensagem conseguiria decodificá-la.---> letra B correta.

    2º caso possível: Garantia de Confidencialidade
    O emissor utiliza a chave pública do receptor para codificar a mensagem, ele estaria visando garantir a confidencialidade da mensagem, pois, somente o receptor da mensagem, através da chave privada dele, conseguiria decodificá-la  --> letra E correta.

    Portanto, as duas sequências de respostas são possíveis...