SóProvas


ID
1639531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação às normas e instituições internacionais de contabilidade e à adequação da contabilidade brasileira aos padrões internacionais, julgue o próximo item.

A demonstração do resultado abrangente do exercício foi uma das contribuições das normas internacionais aceitas pela contabilidade brasileira. Contudo, diferentemente do que possibilita a norma internacional, a demonstração não poderá ser apresentada como continuidade da demonstração de resultado do exercício, devendo ser apresentada em relatório à parte ou dentro da demonstração de mutações do patrimônio líquido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO


    Segundo o pronunciamento do CPC 26 a apresentação do resultado abrangente deve ser feita separada da DRE, No entanto, considerando que no Brasil, a demonstração das mutações do patrimônio líquido é obrigatória para as companhias abertas, existe ainda, a possibilidade da apresentação da demonstração do resultado abrangente aparecer como parte da DMPL.

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/demonstracaoresultadoabrangente.htm
  • Atualmente o gabarito estaria incorreto, visto que:

     A 1ª versão do CPC 26 permitia que a DRA fosse evidenciada como uma demonstração separada ou incluída na DMPL. Na revisão (R1), foi eliminada a possibilidade de incluir a DRA na DMPL. A DRA deve ser uma demonstração separada (mas tb entra na DMPL, pois as contas do resultado abrangente ficam no PL).

  • errado , a DRA não integra a DMPL , apenas pode ser representada dentro da DMPL.

     

  • ·         DRE + DRA = TODAS AS RECEITAS/DESPESAS DO PERÍODO. A entidade deve apresentar todos os itens de receita e despesa reconhecidos no período em duas demonstrações: demonstração do resultado do período e demonstração do resultado abrangente do período; esta última começa com o resultado líquido e inclui os outros resultados abrangentes.

     

    ENTENDO ESTAR ERRADA A QUESTÃO.