-
Navathe, 6 Edição - página 12
"... Os sistemas tradicionais sofrem com frequência do chamado problema de divergência de impendância, pois as estrutuas de dados fornecidas pelo SGBD são incompatíveis com as estruturas de dados da linguagem de programação...:
-
Gabarito Certo
A orientação a objeto provê diversos benefícios em relação a sua predecessora (a análise estruturada) tais como encapsulamento, polimorfismo, herança, etc. Essas características proporcionam soluções muito mais fáceis de manter e resilientes a alterações de negócio. A representação através da orientação a objeto traduz os objetos do mundo real da forma como eles realmente são em oposição a representação de funcionalidades como era na análise estruturada. Se por um lado as aplicações são beneficiadas por uma abordagem orientada a objeto, a persistência dos dados nos bancos relacionais demanda uma atenção muito maior, pois, a tradução entre esses dois mundos não é direta. Essa realidade divergente é conhecida como "Incompatibilidade de Impedância" (ou simplesmente Impedância), embora o termo "Mapeamento Objeto Relacional" seja o mais utilizado.
Os bancos de dados relacionais possuem algumas alternativas clássicas para lidar com a Impedância e prover o mapeamento objeto relacional. Alguns fabricantes oferecem recursos proprietários diferenciando-se uns dos outros, mas nessa primeira parte do artigo apresentarei apenas soluções mais triviais e independentes do SGBD em questão. Para exemplificar as alternativas existentes, apresentarei uma situação fictícia (embora se enquadre perfeitamente em muitas organizações) abordando um diagrama de classes simplificado e suas implementações em bancos de dados relacionais. O que prentendo destacar refere-se especificamente a situações que envolvam herança. Antes de propriamente apresentá-las, já adianto que na disciplina de modelagem de dados, raras as alternativas que podem ser tidas como "sempre corretas" uma vez que a elaboração de um modelo sempre terá uma dose de subjetividade do administrador de dados, vantagens e desvantagens bem como regras de negócio que diferem bastante em cada organização. A realidade a ser apresentada não é diferente.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Prezados,
Apesar de parecer uma questão de eletrônica , é uma questão de banco de dados sim.
Muitas das vezes as
linguagens de programação usam características incompatíveis com o banco de dados
adotado pela equipe de desenvolvimento. Este problema é chamado de impedância de
dados em banco de dados.
Portanto a questão está correta.
-
VAMOS LÁ, TODAS AS VEZES QUE UMA ROTINA DE UMA PROGRAMA É EXECUTADA E FINALIZADA, OS DADOS SÃO DESCARTADOS. PARA MUDAR ESSE DESTIDO, ALGUNS PROGRAMADORES PERSISTEM ESSES DADOS EM ARQUIVOS, PARA MAIS TARDE, EM MOMENTO OPORTUNO, USÁ-LOS COMO CONVIEREM-LHES. MAS ESSE ARMAZENAMENTO (E POSTERIOR USO) EXIGIRIA UMA CONSTANTE "FORMATAÇÃO", CONVERTENDO OS DADOS DE SEUS FORMATOS COMPLEXOS EM FORMATOS MAIS ADEQUADOS AO ARMAZENAMENTO EM ARQUIVOS, E DO FORMATO MAIS SIMPLES PARA O MAIS COMPLEXO NO INTUITO DE VIABILIZAR O USO POSTERIOR EM NOVAS ROTINAS. DAÍ SURGE A GRANDE VANTAGEM DOS SISTEMAS DE BD OO.... ESSES DISPENSAM ESSE TRABALHO DE "MACACO", POIS SUAS ESTRUTURAS DE DADOS SÃO COMPATIVEIS COM AS ESTRUTURAS DE DADOS DE PROGRAMAS OO, FAZENDO UMA CONVERSÃO AUTOMÁTICA E TORNANDO ESSES OBJETOS PERSISTENTES! VERSÁTIO, NÃO?? SÓ QUE NEM TODOS OS PROGRAMAS OBEDECEM O PARADIGMA OO, NÉ... E NEM TODO SGBD É OO, TAMBÉM. E POR ISSO SOFREM COM ESSA INCOMPATIBILIDADE, POXA... E QUAL É O NOME DESTA INCOMPATIBILIDADE ENTRE ESTRUTURAS DE DADOS DE SGBD E PROGRAMAS??? DIVERGÊNCIA DE IMPEDÂNCIA.
-
Poha mew, que eu sabia, impedância era um atributo dos elementos físicos...
im·pe·dân·ci·a
substantivo feminino
Quociente da tensão eficaz pela intensidade eficaz de uma corrente alterna.