SóProvas


ID
1639729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação aos conceitos e características de compiladores, julgue o item que se segue.

Interpretador é um tradutor de linguagem que executa o programa fonte de imediato, em vez de gerar um código objeto a ser executado após o término da tradução, enquanto o compilador recebe um programa fonte e produz programa equivalente na linguagem alvo. No caso da linguagem Java, os processadores combinam compilação e interpretação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Compilador:

    Compilador é um programa ou um grupo de programas que escrito por uma linguagem (esta sendo necessária de compilação para sua execução) ao ser compilado gera outro código que é interpretado pelo computador. Este código compilado é chamado de código objeto, podendo ser um arquivo executável que é reproduzido em um sistema operacional, por exemplo. Este tipo de tradutor é um dos mais utilizados. 

    Os compiladores analisam o código em três partes, de forma sintática ou hierárquica, análise léxica ou linear e anâlise semântica.

    Alguns compiladores contam com um pré-processamento. Este pré-processamento é responsável por modificar o código-fonte conforme necessidades que o compilador identifique que sejam necessárias, por exemplo, otimização de código.

     

    Interpretador:

    O interpretador ao contrário do compilador roda o código-fonte escrito como sendo o código objeto, ele traduz o programa linha a linha, o programa vai sendo utilizado na medida em que vai sendo traduzido. Cada execução do programa precisa ser novamente traduzido e interpretado.

    O interpretador analisa sintaticamente e semanticamente o código, se estas duas etapas forem realizadas e executadas de forma correta o código está pronto para funcionar.  

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Prezados:
    O interpretador é um programa que faz a tradução do código fonte de um programa alvo e o executa sem a necessidade de gerar código objeto. E os compiladores traduzem de uma linguagem fonte para equivalente em uma linguagem alvo. Esta linguagem alvo pode ser o assembly, código objeto ou bytecode. No caso da Linguagem Java o processamento da linguagem é hibrida. Mais informações podem ser obtidas em Kenneth C. Louden. Compiladores: princípios e práticas. São Paulo. Pioneira Thomson Learning, 2004. Pág 5. E, em Alfred V. Aho. Compiladores: princípios, técnicas e ferramentas. São Paulo. Pearson Addilson-Wesley, 2008. Pág 2.  

    Portanto a questão está correta.


  • Questão passivel de recurso. Um interpretador não executa o programa fonte de imediato, isto seria impossivel. O interpretador sempre tem que fazer uma conversao do codigo fonte para depois executar o mesmo, ainda que esta tradução / conversão seja feita em tempo real, ela existe.