SóProvas


ID
1639906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com referência a botânica e fisiologia vegetal, julgue o próximo item.

O principal mecanismo de translocação de solutos no floema baseia-se na teoria do fluxo em massa ou de pressão, que estabelece que o fluxo de solução é impulsionado pela diferença de pressão osmótica entre a fonte e o dreno.

Alternativas
Comentários
  • Teoria do fluxo de massa é a teoria defendida para explicar o movimento da seiva elaborada, sob pressão, nos vasos condutores. Esta é a teoria mais aceite para explicar a movimentação da matéria orgânica no floema, a teoria pode também designar-se por Hipótese do Fluxo sob pressão.

     

    A teoria defende que a movimentação da seiva, nos tubos crivosos do floema, ocorre por um gradiente de pressão devido à variação das concentrações.

     

    Isto é, uma elevada concentração de matéria orgânica na região foliar provoca a entrada de uma grande quantidade de água nos vasos do floema que levará essa matéria orgânica às regiões onde será consumida.

     

    Esta teoria admite que a água, absorvida pelas raízes e que sobe até às folhas pelos vasos do xilema, passa para os vasos do floema por osmose, uma vez que as células das folhas apresentam, normalmente, uma maior pressão osmótica.