SóProvas


ID
1639978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com referência a pós-colheita e comercialização, julgue o item subsequente.

Os principais tipos de mercados de derivativos de produtos agrícolas são spot, a termo, futuro e de opções; entre esses, destaca-se o mercado spot ou físico, cujos produtos são negociados com pagamento à vista ou a prazo, mediante entrega imediata da mercadoria.

Alternativas
Comentários
  • http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad016.pdf

    3.2 MERCADO DE DERIVATIVOS AGRÍCOLAS

      O que o produtor poderá fazer para eliminar as apreensões com relação aos preços no mercado e garantir tranquilidade para acompanhar sua lavoura ou criação? A gestão de risco de preços poderá ser feita por meio do chamado mercado de derivativos agrícolas, local onde ocorre a negociação de contratos que estabelecem a fixação dos preços para liquidação futura, na modalidade física ou financeira. De acordo com BM&F (2007a, p. 6), derivativos “é nome dado à família de mercados em que as operações com liquidação futura são implementadas, tornando possível a gestão do risco de preço de diversos ativos”.   Diferentemente do mercado à vista (ou spot), onde, no momento da transação entre comprador e vendedor, ocorrem o pagamento e a entrega dos bens comercializados,nos mercados de derivativos as partes negociam contratos que estabelecem volume, qualidade e preço dos produtos que deverão ser disponibilizados no momento da transação, ou seja, em data futura (por exemplo, na safra) acordada entre os agentes do mercado. Esses contratos de comercialização são firmados entre compradores e vendedores com o objetivo de facilitar as trocas e alterar as características de risco futuro de preços das commodities agrícolas. O negócio com derivativos segue a lei da oferta e da demanda, já que é negociado livremente sem controle de preços, podendo ser definido como “uma operação que deriva de algum negócio tradicional do mercado físico ou de algum título negociado no mercado financeiro” (CORRÊA; RAÍCES, 2005, p. 9). O mercado físico é caracterizado pela comercialização de produtos como soja, milho, boi gordo, bezerro, café, petróleo, ouro, álcool, açúcar, algodão, etc; e o mercado financeiro, pela comercialização de ações de empresas, taxas de câmbio, taxas de juros, moeda estrangeira, índice de preços, títulos do governo, etc.

    R: Certa

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • mercado físico é basicamente a troca de produto físico por dinheiro, uma vez que se trata de uma troca imediata. É também chamado de mercado disponível ou spot (esse último termo normalmente usado em bolsas de mercadorias). Em outras palavras é o conjunto de fatores e operações que provocam a movimentação da mercadoria entre os diversos agentes.

    mercado à termo, entendido como um acordo entre duas partes para comprar ou vender uma mercadoria, ou um ativo, em data futura pré-estabelecida e por preço pré-determinado, com pagamento à vista ou à prazo. Ou seja, são negócios para entrega futura, mas com definição atual de valor.

    mercados de futuros são também conhecidos como mercados de derivativos, pois dependem ou derivam dos mercados físicos. O contrato futuro é um compromisso de fazer ou receber entrega de uma certa quantidade e qualidade de determinado produto, ou commodity, em horário e local de entrega específicos no futuro. Em outras palavras, a exemplo do contrato a termo, é uma obrigação, em que o comprador se obriga a pagar pela compra efetuada e o vendedor assume o compromisso de vender. Mas sem a obrigação de entrega do produto. Diferenciando do mercado a termo, não existe a intenção primária de entrega efetiva da mercadoria por parte do vendedor.

    mercado de opções é o mercado onde são negociados direitos de compra e de venda de um determinado produto, com preços e prazos de exercícios pré-estabelecidos. Opção então é simplesmente o direito (mas não a obrigação) de comprar ou vender algo a um preço específico, a qualquer momento dentro de um prazo de tempo definido previamente.

     

    fonte:https://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-principais/152271-quais-as-diferencas-entre-mercado-fisico-a-termo-de-futuro-e-de-opcoes-por-flavio-franca.html#.W32DODlv_IV