SóProvas


ID
1640161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

Com relação às técnicas de codificação de voz, julgue os item que se segue.

Uma vez que a faixa de frequências audíveis do ouvido humano vai de aproximadamente 20 Hz a 20 kHz, é necessário amostrar um sinal de voz à taxa de 40 kHz ou mais para garantir uma boa qualidade de voz.

Alternativas
Comentários
  • O homem só consegue produzir sons entre 85 Hz e 1 100 Hz. Assim a frequencia de amostragem pode ser 2200 Hz para atender ao critério de Nyquist.

  • GABARITO: ERRADO

     

    QUESTÃO: Uma vez que a faixa de frequências audíveis do ouvido humano vai de aproximadamente 20 Hz a 20 kHz, é necessário amostrar um sinal de voz à taxa de 40 kHz ou mais para garantir uma boa qualidade de voz.

    Acho que o erro da questão está em afirmar que "garante uma boa qualidade de voz". Sendo que o Teorema de Nyquist diz que é possível recuperar completamente o sinal a partir de suas amostras, desde que a amostragem ocorra a uma frequência, no mínimo, duas vezes superior à máxima frequência do sinal.

  • A resolução desta questão se dá pelo fato de falar que o intervalo é entre 20 Hz e 20000Hz, sendo este intervalo de 20000Hz - 20Hz = 19980Hz.

    Segundo o teorema, deveria ser od obro no mínimo, então 19980Hz x 2= 39960 e não 40000 como diz a questão.

  • Mas Paulo Oliveira..

    O teorema fala em 2 x a Frequencia Max (e nao a diferenca)..

    nao entendi a resposta dessa questao.

  • GARANTIR uma BOA qualidade de voz é bem relativo.

     

     

    O sistema PCM, por exemplo, usa um filtro Anti-Aliasing com fc=4kHz e é considerado um sistema de BOA qualidade de voz.

     

     

    Se pensarmos que o sinal de voz concentra 75% de sua energia na frequência de 30~3400KHz, uma amostragem de 8kHz (como no PCM) já conseguiria "GARANTIR" uma "BOA QUALIDADE" de voz. 

     

     

    Acho que a questão só quis fazer uma pegadinha, confundindo a capacidade do ouvido humano com a frequência da voz humana

  • Mario Neto, o teorema diz o dobro da frequência ou o dobro do intervalo da frequência (que é o mesmo a largura do canal) que nesse caso vai de 20 hz a 20000hz...

  • Atenção à pegadinha!
    Apesar da sensibilidade do ouvido humano, o sinal de voz está restrito a uma faixa de 4 kHz, sendo necessário, portanto, 8 kHz de taxa de amostragem para garantir uma boa qualidade (Critério de Nyquist).