SóProvas


ID
164068
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O desmatamento da Amazônia voltou a subir, de acordo com o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON). Em março, a floresta perdeu 76 quilômetros quadrados (km2) de vegetação, aumento de 35% em relação ao mesmo mês de 2009. Os números são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), monitoramento feito pela organização não governamental (ONG) paralelamente às estimativas oficiais, calculadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O desmate acumulado entre agosto de 2009 e março de 2010 (oito primeiros meses do calendário oficial do desmatamento) já chega a 1 mil km2, ante 806 km2 do período anterior - aumento de 24%.

(http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/05/05/545 89-imazon-diz-que-desmatamento-aumentou-em-marco.html)

O maior desmatamento tem ocorrido sistematicamente no Estado do

Alternativas
Comentários
  • (...)Mato Grosso continua na liderança Assim como no ano passado, o estado do Mato Grosso continua sendo o líder de desmatamento da floresta amazônica brasileira. O estado é responsável por cerca de 50 % da área devastada em 2004. Dentre os oito estados inclusos no levantamento, apenas dois obtiveram crescimento dos índices: Rondônia e Mato Grosso. Somados ao Pará, os três estados respondem por cerca de 90% da área desmatada no último ano. (...)http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=161681&tipo=6&cat_id=44&subcat_id=185
  •  De acordo com o gabarito oficial, a questão tem como resposta correta a alternativa A (Mato Grosso), contudo essa informação está incorreta  baseado em três fontes. Segundo (1) o site de notícias “Ambiente Brasil” de onde foi retirado o texto para a questão e (2) o Sistema de Alerta de Desmatamento (citado no texto como referência) o Estado que mais desmatou foi o Estado do Pará, e não o Mato Grosso. Por outro lado, segundo (3) o INPE (órgão responsável pelo monitoramento do desmatamento da Amazônia), também citado no texto, nos últimos meses (entre agosto de 2009 e março de 2010) o Estado que mais desmatou foi o Estado do Pará, contudo, segundo o relatório, no mês de março (referência citada no texto), o Estado que mais desmatou foi o Estado do Mato Grosso. Desta forma, a alternativa A não pode estar correta pois o Estado do Mato Grosso apenas teve o maior desmatamento no mês de março (segundo uma das fontes) enquanto o Estado do Pará teve maior desmatamento (segundo as outras duas fontes citadas no texto).

    Outro ponto importante é a palavra “sistematicamente”, no texto da questão que indica que um mesmo Estado apresentou maiores índices de desmatamento durante determinado tempo sem interrupção. Considerando que há alternância entre os Estados do Mato Grosso e Pará, não poderia haver a palavra sistematicamente.

    Assim, esta questão DEVE SER ANULADA! 

  • Em março de 2011 oestados com maior área desmatada foram Rondônia com 69%, seguido por Mato Grosso 23%. O restante ddesmatamentoocorreu no Acre (4%), Pará (2%) e Roraima (2%).
    As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 299 quilômetros quadradoem março de 2011Em comparação com março de 2010, quanda degradação somou 220 quilômetros quadrados, houve aumento de 35%. A maioria (73%) dessa degradação ocorreu em Mato Grosso seguido de longe por Rondônia (27%).
    Conforme: http://www.imazon.org.br/publicacoes/transparencia-florestal/transparencia-florestal-amazonia-legal/boletim-transparencia-florestal-da-amazonia-legal-marco-de-2011
    * Portanto na época da prova Mato Grosso estava em primeiro lugar em desmatamento, esse ano seria Rondônia.
  •                              DESMATAMANTENTO DA AMAZÔNIA LEGAL:

     

    Estado         Agosto 2013 a Julho de 2014           Agosto 2014 a Julho 2015

    Mato Grosso              411 km²                                      1036 km²

    Pará                           852 km²                                       732 km²

    Rondônia                   266 km²                                       704 km²

    Amazonas                 309 km²                                        582 km²

    Roraima                     64 km²                                          135 km²

     

    Fonte: Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imaz

  • Questão desatualizada, atualmente o estado que mais desmata é o Pará seguido do Mato Grosso