SóProvas


ID
1640782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia

Na resolução de casos forenses, a utilização de marcadores genéticos situados no cromossomo X é bem mais recente que o emprego dos marcadores genéticos situados em cromossomos autossômicos e Y. Atualmente têm sido analisados marcadores do tipo STRs, havendo já alguns kits disponíveis no mercado. Diferentemente do que se dá com o cromossomo Y, os marcadores do cromossomo X não são herdados como um haplótipo, e sim como um conjunto de haplótipos.


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.


Para estimar frequências alélicas para marcadores situados no cromossomo X, é necessário separar as amostras de homens e mulheres e realizar os cálculos separadamente.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa do Cespe:

    De fato, para o cálculo de frequências de alelos situados no cromossomo X é necessário a separação inicial de homens e mulheres, visto que um homem possui apenas um cromossomo X, enquanto as mulheres apresentam dois. Porem, após essa separação inicial, um único cálculo é realizado. Dessa forma, o item estaria errado. Porém, conforme previsto em edital, no tópico 18.6.1, existe a possibilidade apenas de anulação dos itens. Diante disso, opta-se pela anulação.

    Fonte:http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_PERITO/arquivos/DPF_PERITO_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF