SóProvas


ID
1640932
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma serraria, ao processar mensalmente 100 toras de eucalipto com umidade máxima e valores médios de 1 m de diâmetro e 4 m de comprimento e fator de forma igual a 1, produz 157 m3 de peças, como caibros, ripas e tábuas. Os 50 m3 de resíduos são carbonizados em forno de alvenaria cilíndrico parabólico, que resultam em 6,25 toneladas de carvão vegetal.


Com base nessa situação hipotética e em aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir, considerando 3,14 como valor aproximado para π.


O volume de toras processadas diariamente pela serraria, estimado pelo volume Francon, é maior que o volume estimado pelo método de Huber.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "ERRADO".

    O volume Francon desconsidera as costaneiras, corresponde ao volume de uma tora esquadrejada. Exemplificando, uma tora com volume geométrico de 10m3 , apresentará um volume francon de 7,85m3. Já o volume pelo método de Huber considera as secções transversais de cada torete durante a cubagem rigorosa de uma árvore, estimando o volume real de maneira mais precisa que o método Smalian. Portanto, o volume estimado de uma tora pelo método de Huber será maior comparado ao volume  Francon.

  • Qlqr outro método apresentará maior volume em relação ao método de Francon.