SóProvas


ID
1640956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um plantio de Eucalyptus grandis, com sete anos de idade, 50 ha de área, localizado em terreno plano e espaçamento de 3 m × 3 m entre plantas está sendo inventariado. Considerando essas hipóteses, julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento e da análise do inventário florestal.


A alocação das unidades de amostra de área fixa, que podem ter a forma retangular, quadrada ou circular, deve obedecer às linhas de plantio, para que as unidades representem a área útil de cada planta.

Alternativas
Comentários
  • As parcelas de área fixa podem ser: retangulares, quadradas, circulares ou ainda em transectos ou faixas. Parcelas que apresentam mais de 50 m de comprimento são comumente definidas na literatura como transectos ou faixas.

    No Brasil, inúmeros inventários utilizam parcelas retangulares ou circulares entre 300 e 600 m², em florestas plantadas; e parcelas retangulares entre 1.000 e 2.500 m², em florestas naturais. Em relação à alocação das unidades de amostra de área fixa, deve obedecer às linhas de plantio, para que as unidades representem a área útil de cada planta.