SóProvas


ID
1641049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Apesar de apresentar biodiversidade e peculiaridades próprias, os biomas brasileiros convivem com ameaças constantes, como o desmatamento e as queimadas. Dentro desse contexto, o uso do zoneamento ambiental é fundamental para a elaboração de programas eficientes de gestão florestal. Acerca da gestão florestal, da caracterização dos biomas brasileiros e do zoneamento ambiental, julgue o item a seguir.


O pantanal, considerado a savana com maior biodiversidade do mundo, é tido como o berço das águas do Brasil, uma vez que, nesse bioma, se originam importantes bacias hidrográficas, como as bacias do rio São Francisco, Tocantins-Araguaia e Paraná.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o prof. Giancarlo, do Ponto : "Essa questão possui várias afirmações dentro dela vamos responder uma a uma: O pantanal é savana? Sim! Até aí ok. O pantanal é a savana com maior biodiversidade do mundo? Não! A savana com maior biodiversidade do mundo é o cerrado. O pantanal é tido como o berço das águas, onde se originam as bacias do São Francisco, Tocantins-Araguaia e Paraná? Não! O bioma onde se originam essas bacias é o Cerrado!"

    Assim, a questão trata do CERRADO! Informações adicionais importantes sobre este bioma:

    - O Cerrado, que ocupa 1/4 do território brasileiro,  é como uma floresta ao contrário, as raízes são profundas, maiores que as copas. Elas são responsáveis por absorver a água da chuva e depositá-la em reservas subterrâneas, os aquíferos. Assim, mesmo não tendo rios de grande vazão, concentra nascentes que alimentam oito das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras. Nele estão localizados três grandes aquíferos – Guarani, Bambuí e Urucuia –, responsáveis pela formação e alimentação de importantes rios do continente.

    -  O Cerrado é diferente da Amazônia e da Mata Atlântica, por exemplo. Enquanto esses biomas têm 3 mil e 7 mil anos, o Cerrado tem mais de 45 milhões de anos que se completou totalmente. Como ele é muito antigo, evolutivamente já chegou ao seu clímax. Uma vez degradado, não se recupera jamais na plenitude de sua biodiversidade.

    - Apesar da grande importância, ele NÃO recebeu da Constituição Federal o status de "Patrimônio Nacional", tornando a conservação de sua biodiversidade uma tarefa mais difícil. Art. 225 da CF: " § 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal MatoGrossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais."
     

     

  • ERRADISSIMO. O BERÇO DE NSCENTES DESSES RIOS É NO CERRADO!!