SóProvas


ID
1641190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito de instrumentos e lesões corporais, julgue o item seguinte.


As lesões punctórias são causadas por instrumentos perfurantes, aqueles cujo contato se faz atuando sob um ponto de pressão; necessariamente, tais instrumentos são cilíndricos ou cônicos, representados por uma ponta. Nesse sentido, se for de base não cilíndrica, o instrumento será classificado como perfurocortante, mesmo que tenha mais de um gume.

Alternativas
Comentários
  • uma flecha não é perfurante?

  • 70 C - Indeferido As lesões punctórias são causadas por instrumentos perfurantes, aqueles cujo contato se faz atuando sob um ponto de pressão; necessariamente, tais instrumentos são cilíndricos ou cônicos, representados por uma ponta. Nesse sentido, se for de base não cilíndrica, o instrumento será classificado como perfurocortante, mesmo que tenha mais de um gume.

  • FERIDA                 MODO DE PRODUÇÃO                                                EXEMPLO    

    Punctória  >>>>    Pressão em um ponto                                >>>>         Prego, Alfinete, Furador de gelo.

    Incisa        >>>>    Deslizante maior que pressão                   >>>>          Navalha, Bisturi, Estilhaço de vidro

    Contusa    >>>>    Choque (pode haver ou não deslizamento) >>>>         Martelo, Caibro, Tonfa, Cassetete

  • Instrumento perfurante: "São instrumentos perfurantes aqueles que transferem sua energia cinética por meio de uma ponta, pressionando a afastando os elementos dos tecidos. São formados por uma ponta continuada por uma haste cilíndrica. Conforme o diâmetro dessa haste, são considerados de calibre pequeno, como os alfinetes, agulhas e espinhos; ou de calibre médio, como o furador de gelo e a sovela. (...)

    Instrumentos perfurocortantes: São os que possuem uma ponta e um ou mais gumes. Transferem sua energia cinética por pressão, através da ponta, e por deslizamento dos gumes, que seccionam as fibras dos tecidos. Entre os que possuem apenas um gume, podemos tomar como exemplos a faca da cozinha e o canivete; entre os de dois gumes, o punhal, a baioneta e a espada. Os de mais de dois gumes são representados, em geral, por instrumentos especiais de trabalho, como certos tipos de lima, e estoques feitos de vergalhões de construção de presidiários, em que a haste é facetada em uma das pontas. Conforme as faces sejam lisas ou ásperas, as bordas das feridas podem apresentar-se normais ou escoriadas". HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, pgs. 215 e 219.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • Segundo FRANÇA o ESTILETE é um instrumento perfurante. Entendi que o estile seja o instrumento utilizado para apontar lápis, se assim for, não se enquandra nessa descrição. 

  • Celso Martins, livro Medicina Legal, série provas e concursos.

    As lesões punctórias são causadas por instrumentos perfurantes, aqueles cujo contato se faz atuando sob um ponto de pressão; [correto]

    necessariamente, tais instrumentos são cilíndricos ou cônicos, representados por uma ponta. [ achei estranho o necessariamente, porque nem todos os instrumentos que possuem ponta são cilíndricos como a faca, canivete ou estilete.]

    Nesse sentido, se for de base não cilíndrica, o instrumento será classificado como perfurocortante, mesmo que tenha mais de um gume. [um prego e um parafuso possuem bases não cilíndricas, já que são arredondadas mesmo com corpo cilíndrico]

    Apesar disso a Questão está certa.

  • Instrumentos perfurocortantes (um, dois ou mais gumes)

    • Lesão perfuro-incisa
    • Instrumento misto
    • Um: bordas lisas, um ângulo agudo e outro arredondado
    • Dois: punhal
    • Mais: assemelham-se a instrumentos de médio calibre
    •  Lesão com entalhe: enfiar e girar a faca (dolo de matar)
  • instrumento de base nao cilindrica pode ser perfurocontundente... caberia recurso