SóProvas


ID
1641343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A respeito dos sistemas referenciais oficiais, julgue o item a seguir.

Para o cálculo do preço de venda de imóveis, de acordo com o SICRO 2, consideram-se o custo direto dos serviços, o custo de administração local e o custo com canteiro e acampamento. Eventuais despesas financeiras não são computadas nesse cálculo.

Alternativas
Comentários
  • O Sicro é utilizado para custos rodoviários.

    A questão faz referência ao Sinapi

  • Os custos financeiros estão inclusos no BDI e consequentemente estão presentes nas tabelas de composição do SICRO. Basta olhar no final das tabelas dos serviços.

    Questão incorreta.

  • No SICRO 2, tanto a administrção local quanto a administração central entram no BDI e não no custo direto. Por sua vez, no SINAPI, apenas a administração local entra no custo direto, a central fica no BDI.

  • O comentário do josué Gonçalves é bastante coerente. 

    SICRO 2 -> Administrção central e local = entram no BDI;

    SINAPI - > Administração central = entra no BDI ---- Administração local = entra no custo direto.

     

    Para quem quiser verificar:

    http://www.dnit.gov.br/download/servicos/sicro/manual-de-custos-rodoviarios/Volume1_Un_2003.pdf

  • Não sei se atualmente a questão seria anulada por atuais Acordãos do TCU... Alguém tem uma opnião? 

  • Lord Paulisitnha, de acordo com o acordao 2622/2013 do TCU o custo de adm. local passou a ser considerado como custo direto, veja:

     9.3.2. oriente os órgãos e entidades da Administração Pública Federal a: 9.3.2.1. discriminar os custos de administração local, canteiro de obras e mobilização e desmobilização na planilha orçamentária de custos diretos, por serem passíveis de identificação, mensuração e discriminação, bem como sujeitos a controle, medição e pagamento individualizado por parte da Administração Pública, em atendimento ao princípio constitucional da transparência dos gastos públicos, à jurisprudência do TCU e com fundamento no art. 30, § 6º, e no art. 40, inciso XIII, da Lei n. 8.666/1993 e no art. 17 do Decreto n. 7.983/2013;

    Se fosse meu caso eu consideraria o comando da questao, no caso presente está explicitado: de acordo com SICRO 2, logo considerar-se-a adm local como custo indireto. Caso o comando nao tivesse falado nada eu consideraria o entendimento do TCU e qualquer coisa meteria um recurso neles.