SóProvas


ID
1641379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativos a projeto e execução de edificações.

Os pisos melamínicos de alta pressão apresentam elevado índice de resistência ao desgaste, porém não resistem à exposição a altas temperaturas.

Alternativas
Comentários
  •  piso laminado melamínico de alta resistência: Piso composto de camadas de uma ou mais folhas finas de material ligno-celulósico impregnado de resinas aminoplásticas termofixadas (geralmente resina melamínica), sobre e sob um substrato.

    Para determinar a capacidade de os pisos laminados melamínicos de alta resistência suportarem a variação da umidade na temperatura ambiente, deverá ser feito um ensaio sob condições controladas de laboratório. 

  • Devido às camadas que o compõe, o piso melamínico de alta pressão (pmap), é prensado à altas temperaturas; ficando no período de uma hora aproximadamente exposto à 145 º C. Essa informação já caracteriza a questão como errada, pois, diferentemente do piso melamínico de baixa pressão, este suporta elevadas temperaturas desde seu processo de fabricação.

  • Pisos Melamínicos de Alta Pressão (PMAP) são chapas para revestimento de substratos rígidos, compostas de material fibroso, celulósico, impregnado com resinas termoestáveis amínicas e fenólicas, montado, prensado por meio de calor e alta pressão, em que a camada de superfície é constituída de elementos que conferem ao produto elevado Índice de resistência ao desgaste. São apresentados na forma de chapas retangulares, placas quadradas ou réguas de larguras e comprimentos diversos, com espessura nominal mínima de 2,0 mm. São produzidos em diferentes versões, específicas para cada aplicação e uso. 

    Fonte: Yazigi, 2009.

     

    Bom estudo.
     

  • Piso Laminado de Alta Pressão: É chamado de alta pressão devido ao processo que é submetido, pois a resina melamínica bem como as demais partes estruturais do piso ficam sob alta pressão - aproximadamente 100kgf/cm² e TEMPERATURAS de 145°C durante 60 minutos, proporcionando maior resistência ao produto.

     

    Pisos Laminados de baixa Pressão: É chamado de baixa pressão porque fica submetido a pressão máxima de 30 kgf/cm² por aproximadamente 1 minuto.

     

    Ou seja os PMAP são resistentes tanto ao desgaste quanto a elevadas temperaturas

     

    Fonte: Site da Madepar

     

    GABARITO: E

  • uma boa fonte, que mostra ainda o comparativo: http://www.formica.com.br/pro_comparativo.htm

  • CARACTERÍSTICAS: resistência ao desgaste, resistência a manchas e a produtos químicos domésticos não-abrasivos, resistência a alta temperatura, resistência á água fervente, resistência a impactos, estabilidade de cores (resistência ã luz de xenônio), estabilidade dimensional, facilidade de limpeza.

    fonte: A técnica de edificar, Yazigi