SóProvas


ID
1641616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sabendo que os elementos dentários são as estruturas orgânicas que fornecem os melhores subsídios para a estimativa da idade humana, julgue o item subsequente.


Para a determinação da idade de um indivíduo mediante a avaliação do grau de mineralização da dentina, deve-se seccionar os dentes selecionados para análise em um plano longitudinal, de modo que a região das raízes até o ápice possa ser estudada microscopicamente.

Alternativas
Comentários
  • A técnica original propõe que os dentes motivo de estudo sejam cortados longitudinalmente (desgastados) com o auxílio de um rebolo de esmeril, de ambos os lados para a parte central, até atingir transparência que permita observar a lâmina do dente no microscópio.

    Odontologia Legal & Antropologia Forense 3ªed (2019), pág 318, Vanrell

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    A dentina, o cemento e a polpa dentária apresentam mudanças relacionadas com a idade, alterações patológicas e fatores fisiológicos de um indivíduo. Dessa forma, o dente é um importante elemento do envelhecimento humano, porque tem uma extensa longevidade devido à sua composição altamente mineralizada.

    Em relação aos adultos, pode-se estimar a idade por meio da determinação radiológica da redução do tamanho da cavidade pulpar, causada por depósito secundário de dentina, o qual é proporcional à idade do indivíduo. Para esta finalidade e para compensar diferenças de ampliação e angulação das radiografias, são medidas as razões entre os comprimentos polpa/raiz, polpa/dente, dente/raiz e a largura polpa/raiz em três níveis diferentes.

    A técnica propõe que os dentes sejam cortados longitudinalmente com o auxílio de um rebolo de esmeril, de ambos os lados para a parte central, até atingir transparência que permita observar a lâmina do dente no microscópio.  

    Referências:
    Carvalho, Suzana Papile Maciel, Silva, Ricardo Henrique Alves da, Lopes-Júnior, César, & Peres, Arsenio Sales. (2009). A utilização de imagens na identificação humana em odontologia legal. Radiologia Brasileira, 42(2), 125-130.

    GRUBER, Jonas, & KAMEYAMA, Marta Maria. (2001). O papel da Radiologia em Odontologia Legal. Pesquisa Odontológica Brasileira, 15(3), 263-268.

    Odontologia Legal & Antropologia Forense 3ªed (2019)

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Obrigada Denilson pela brevidade do conteúdo. Muito esclarecedor.

  • Obrigada Denilson pela brevidade do conteúdo. Muito esclarecedor.