SóProvas


ID
1641619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sabendo que os elementos dentários são as estruturas orgânicas que fornecem os melhores subsídios para a estimativa da idade humana, julgue o item subsequente.


Ao contrário do que ocorre com a erupção dos dentes, que pode sofrer influência de inúmeros fatores, incluindo-se fatores genéticos e ambientais, a mineralização dos dentes permanentes é menos suscetível, sendo, por isso, mais utilizada na estimativa de idade em odontologia forense.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    Há uma grande diversidade de métodos para estimar a idade por meio da cronologia de erupção do terceiro molar, formação da dentição e suturas. Também é possível citar outros parâmetros que contribuem para o diagnóstico estimado da idade humana através dos dentes: erupção dos decíduos, mineralização da coroa e da raiz, relação área do dente/área da câmara pulpar, desgaste e perda dentária.

    A influência de fatores genéticos e ambientais na etiologia das más oclusões representa tema de grande importância na Ortodontia. Diversos estudos sugeriram uma tendência genética e hereditária na etiologia das anomalias dentárias de número, tamanho, posição, assim como nos distúrbios de erupção.

    A idade dentária, baseada na época de erupção, se correlaciona com a idade cronológica; no entanto, essa correlação é a mais falha. Os dentes irrompem com um considerável grau de variação, em relação aos padrões da idade cronológica, ou seja, a erupção ocorre de modo relativamente independente. A utilização deste padrão apresenta limitações como à suscetibilidade dos dentes às alterações nutricionais, hormonais e patológicas, principalmente em crianças. Desse modo, as pesquisas voltaram-se para a avaliação da idade dentária, por meio da análise de radiografias intra e extra-bucais, e da mineralização dentária dos dentes permanentes, pois esta sofre menos interferências de fatores que afetam a erupção, além de permitir a coleta de informações que vão desde o início da mineralização até o completo fechamento apical.

    Referências:
    Carvalho, Suzana Papile Maciel, Silva, Ricardo Henrique Alves da, Lopes-Júnior, César, & Peres, Arsenio Sales. (2009). A utilização de imagens na identificação humana em odontologia legal. Radiologia Brasileira, 42(2), 125-130.

    Garib, Daniela Gamba, Alencar, Bárbara Maria, Ferreira, Flávio Vellini, & Ozawa, Terumi Okada. (2010). Anomalias dentárias associadas: o ortodontista decodificando a genética que rege os distúrbios de desenvolvimento dentário. Dental Press Journal of Orthodontics, 15(2), 138-157

    Batista, Mariana. Estimativa de idade através dos estágios de mineralização dentária em indivíduos portadores do HIV. Disponível em: Teses USP.

    Gabarito do professor: CERTO.