SóProvas


ID
1641622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sabendo que os elementos dentários são as estruturas orgânicas que fornecem os melhores subsídios para a estimativa da idade humana, julgue o item subsequente.


É possível, por meio de ortopantomografias, estimar a idade de pessoas entre quatorze e vinte e um anos de vida a partir da interpretação dos estados de mineralização coronorradicular, correlacionando-os ao tempo de vida.

Alternativas
Comentários
  • ortopantomografias = panorâmica

  • Período onde é possível analisar o estágio de desenvolvimento do terceiro molar, desde a primeira evidência de mineralização (8 a 11 anos), até a formação completa da coroa (18 a 21 anos).

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    Ortopantomografias = radiografias panorâmicas da mandíbula e do maxilar.

    Entre os vários métodos existentes para se estimar a idade de um indivíduo, os que se baseiam nos estágios de mineralização dos dentes são mais confiáveis quando comparados com os que utilizam o desenvolvimento ósseo ou até mesmo os dentes em fase de erupção, pois sofrem menos interferências dos fatores como o gênero, raça, dieta, clima, enfermidades sistêmicas, entre outros que alteram a cronologia de erupção dos dentes.

    Comparando-se o estágio de mineralização com tabelas de desenvolvimento dentário ao longo da idade, é possível correlacionar ao tempo de vida. 

    Referência:

    Oliveira, Osvaldo, et al. Estimativa da idade por meio de radiografias panorâmicas. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) vol.58 no.2 Porto Alegre Abr./Jun. 2010


    Gabarito do professor: CERTO.