SóProvas


ID
1641625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sabendo que os elementos dentários são as estruturas orgânicas que fornecem os melhores subsídios para a estimativa da idade humana, julgue o item subsequente.


A estimativa da idade realizada por meio de análise de regressão linear das medidas da câmara pulpar e dos canais radiculares proporciona mais segurança do resultado no exame de indivíduos com mais de quinze anos de vida.

Alternativas
Comentários
  • Daruge et al. (1992) publicaram trabalho sobre a estimativa da idade através das medidas da câmara pulpar e canais radiculares após os 15 anos. Obtiveram 61 dentes humanos, entre eles incisivos centrais e caninos superiores e concluíram por meio do estudo de análise de regressão linear da amostra, que a área da câmara pulpar representa um dos indicadores de maior segurança na estimativa da idade após os 15 anos, com uma variação de 4 anos em torno da idade estimada. Certa.

    http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/290614/1/Schmidt_CristhianeMartins_M.pdf

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    O autor José Roque Camargo realizou um trabalho para estimar a idade dos indivíduos pela análise das medidas das Áreas da Câmara pulpar, Área Externa do dente e % proporcional da Área da Câmara pulpar. Para tanto, o autor utilizou-se de 61 dentes humanos representados pelos incisivos centrais e caninos superiores, dentes estes, de indivíduos de ambos os sexos, leucodermas, com idades variando entre quinze e sessenta e cinco anos. Os dentes citados foram radiografados através de uma técnica padronizada. Uma vez obtida as radiografias, estas foram ampliadas em dez vezes com o uso de um projetor valores obtidos através da medida do perímetro da imagem do dente envolvendo coroa e raiz. O mesmo conceito foi utilizado para as áreas da câmara pulpar e canal radicular. A partir destes dados, conseguiram obter uma percentagem proporcional entre a Área da Câmara pulpar e canal radicular e a área do dente. O autor concluiu, por meio do estudo da análise de regressão linear da amostra, que a Área da Câmara pulpar e a % proporcional da Área da Câmara pulpar são os indicadores que apresentam maior segurança na estimativa da idade, após os quinze anos, com uma variação de quatro anos em torno da idade estimada.

    CAMARGO, Jose Roque. Estimativa da idade, apos os 15 anos, utilizando-se das medidas da camara pulpar e do canal radicular de dentes humanos, atraves de radiografias padronizadas. 1994. [65]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em Repositório UNICAMP.

    Gabarito do professor: CERTO.