A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.
O traçado do arco e da corda entre a face mesial do primeiro incisivo inferior e a face distal do canino inferior do mesmo lado permitem calcular a altura do indivíduo, e não a idade aproximada, conforme a fórmula de Carrea.
Carrea realizou estudos visando proporcionar dados odontométricos que pudessem relacionar-se com a estimativa da estatura, fundamentando-se no fato de que existe proporcionalidade entre os diâmetros dos dentes e a altura do indivíduo. Esse procedimento possibilita o cálculo da estatura nos casos de fragmentação ou esquartejamento, acidental ou criminal, dos cadáveres ou nos casos em que o odontolegista dispõe de restos humanos em que foram preservadas as peças dentárias. Esse índice apenas avalia a altura mais provável do indivíduo e não guarda qualquer relação com a causa médica ou jurídica da morte.
A medida do arco fornece um valor de altura máxima, e a medida do raio-corda fornece um valor de altura mínima. A altura masculina estará mais próxima da altura máxima calculada, e a altura feminina estará mais próxima da altura mínima calculada.
Referências:
Odontologia Legal & Antropologia Forense 3ªed (2019).
A.L.; Porto, D.E.; Maia, A.M.A.; Melo, T.R.N.B. Stature estimation by using the dental analysis: comparative study between Carrea's and the modified methods Cavalcanti, Rev. odontol. UNESP, vol.36, n4, p.335-339, 2007
Gabarito do professor: ERRADO.