SóProvas


ID
1641637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca da aplicação da odontologia forense na identificação de vítimas em casos em que não é possível a utilização de métodos tradicionais ou o reconhecimento visual, julgue o próximo item.


O exame microscópico por epi-iluminação de fragmentos de peças dentárias em corte sagital permite a identificação de características exclusivas, como prismas de esmalte ondulados, paralelos e perpendiculares à dentina, os quais apresentam estrias escuras transversais a intervalos regulares.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    Em se tratando de fragmentos de peças dentárias, o exame microscópico pode realizar-se mediante um corte sagital e observação por epi-iluminação, usando um microscópio igual ao utilizado em metalurgia. Com tal técnica os dentes humanos mostram características exclusivas, tais como:
    os prismas do esmalte são ondulados;referidos prismas são paralelos e perpendiculares à dentina;esses prismas têm largura média de 5 m e comprimento de 2 mm;os prismas apresentam estrias escuras transversais em intervalos regulares de aproximadamente 4 m;a linha de união entre o esmalte e a dentina exibe um aspecto em guirlanda.
    Referência:
    Os Arcos Dentários na Identificação. Jorge Paulete Vanrell. Páginas: 539-558

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • Gabarito do professor: ERRADO.

    Porém, a questão está CORRETA.

    Questão de número 79 na prova da PF, gabarito correto.