SóProvas


ID
1641649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca da aplicação da odontologia forense na identificação de vítimas em casos em que não é possível a utilização de métodos tradicionais ou o reconhecimento visual, julgue o próximo item.


Estando os corpos fragmentados, de modo que não seja possível a análise do sexo de cada indivíduo por meio da utilização de informações pélvicas ou cranianas, o sexo pode ser determinado analisando-se os tecidos moles da polpa dos dentes.

Alternativas
Comentários
  • Através do DNA que, nos dentes, resiste à inúmeras intempéries devido à proteção conferida pelo esmalte.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    O DNA é classificado como um recurso confiável que dependendo do grau de degradação do corpo ainda pode ser recolhido e comparado. Quando as impressões digitais, exames de arcos dentários e exames antropométricos são inviáveis de serem realizados, utiliza-se a tipagem de DNA. A análise de DNA apresenta bons resultados, pois um fragmento de tecido pode ser potencialmente identificado. A polpa dental é um dos poucos materiais orgânicos disponíveis para análise do DNA, pelo fato de o esmalte dentário ser a substância mais dura do corpo humano, não é surpresa que os dentes e estruturas dentais frequentemente resistem a eventos post-mortem que provocam a destruição de outros tecidos. Assim, é possível determinar o sexo do indivíduo por meio do DNA extraído dos tecidos moles da polpa dos dentes.

    Referência: ZILIO, Fernanda1; BASUALDO, Alexandre2; CRUZ, Raul Antônio. Meios de identificação odontolegal. 

    Gabarito do professor: CERTO.