-
89 C - Indeferido Conforme literatura especializada, são elementos que, entre outros, caracterizam uma ferida contusa: forma estrelada, sinuosa ou retilínea; pouco sangrante; bordos irregulares e escoriados; integridade de vasos ao fundo. Todas estas características constam da descrição do item analisado. Ainda no corpo do item, consta que a lesão foi produzida por “queda no chão”, e o chão, sendo uma superfície, pode gerar uma ferida contusa, pelo mecanismo de compressão apenas, mas não corto-contusa. Segundo literatura, ainda, os instrumentos que geram uma ferida corto-contusa apresentam gume e agem, também, por intensa pressão, destacando-se o facão, o machado, a foice, a enxada, a serra elétrica, os dentes.
-
Apesar de falar 'corte', o que é uma grande sacanagem, todas as características são de feridas contusas.
-
Agente contundente é aquele que causa somente contusão, como um soco, o emprego de um cassetete, um martelo, o chão. A ação contundente é aquela que não fura, não corta, mas age por pressão, arrastamento, torção, flexão, tração, compressão ou cisalhamento.
No caso, o meio mecânico/agente é contundente. Já a lesão, a ferida é contusa.
GABARITO DO PROFESSOR: CORRETO
-
GABARITO CERTO
FERIDA CONTUSA: Trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles.
São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração.
Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume, mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características:
forma estrelada, sinuosa ou retilínea bordas irregulares, escoriadas e equimosadas fundo irregular vertentes irregulares, pontes de tecido íntegro ligando as vertentes retração das bordas da ferida pouco sangrantes integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão ângulo tendendo à obtusidade.
A forma da ferida contusa é quase sempre sinuosa ou estrelada, e mais raramente retilínea, variando de acordo com a forma do instrumento, a região atingida e a violência da contusão.
FRANÇA
bons estudos