-
Os instrumentos perfurantes produzem o que se chama feridas punctórias, ou as vulgares “perfurações” ou “furos”. Nelas, a profundidade da ferida é maior que o diâmetro de sua superfície. Geralmente não há sangramento, ou ele ocorre em pequena quantidade. Pregos, garfos e chaves de fenda são considerados objetos perfurantes.
-
lesão em sanfona ou acordeom (Lacassagne): ocorre quando a região atingida é depressível, permitindo que o instrumento alcance profundidades maiores que a sua própria extensão. É o caso de um homem gordo que tenha quase um metro de barriga e que tenha sido golpeado com um picador de gelo de 15 cm nessa região, como sua barriga é flácida o picador de gelo penetrou por 90 cm com a pressão exercida. É uma lesão comum de ser vista no abdômen.
-
CROCE estabelece que "as lesões produzidas pelos instrumentos perfurantes e perfurocortantes caracterizam-se pelo predomínio da profundidade sobre a dimensão externa, podendo o agente vulnerante penetrar parcialmente no interior do corpo ou completamente, lesando paredes ósseas e vísceras ocas e/ou maciças. Pode, também, acontecer de armas relativamente pequenas, de lâminas curtas, produzirem trajetos grandes, por compressão e depressão da parede abdominal pela violência do golpe, determinando as chamadas lesões em acordeão de Lacassagne". CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição, Editora Saraiva, 8 edição, 2012, p. 954.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
-
PODE ACONTECER TANTO NAS FERIDAS PUNCTÓRIAS QUANTO NAS PERFUROINCISAS:
As feridas podem ser: em fundo-de-saco (quando perfuram, atingem um obstáculo resistente e não penetram além do comprimento); Em acordeão/sanfona de Lacassagne: (quando a superfície do corpo é depressível (parede de abdome) a lâmina produz uma lesão mais profunda que o próprio comprimento do objeto).
-
FERIDAS EM ACORDEÃO