SóProvas


ID
1641685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Julgue o item subsecutivo , referente aos princípios e métodos empregados na identificação humana.


A identificação de um cadáver baseada no reconhecimento efetuado por parentes do falecido é um método seguro e suficiente para que se realize sua identificação.

Alternativas
Comentários
  • Obs:

    Trata-se da chamada identificação subjetiva, não sendo segura porque é baseada em percepções sensoriais, sendo, portanto, sujeita a falhas, uma vez que é subjetiva e pessoal.

  • FRANÇA ressalta que no tocante à "prova material da identidade- A identificação médico-legal é um processo técnico-científico de comprovação individual, objetivo e concreto, não podendo, por isso, ser fundamentado em informações de familiares ou amigos das vítimas, comprometidas pela emoção natural desses momentos, quando muitos fatores influenciam negativamente na percepção e na convicção do observador. A certeza da identidade, dentro das normas periciais aceitas e reconhecidas, exige a materialidade como argumento de comprovação. Desse modo, todos os elementos da convicção pericial em uma identidade médico-legal devem ser de caráter técnico e científico, e a conclusão rigorosamente justificada por uma avaliação que se alicerce em dados antropológicos e genéticos de reconhecido valor probante. Em suma, a identificação médico-legal não pode ser confundida nem baseada em um simples reconhecimento, pois este é um procedimento empírico, subjetivo e duvidoso, de quem tenta certificar-se de algo que acredita conhecer antes". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1104.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • Primeiro que parente faz mero reconhecimento e não identificação.

    Reconhecimento: mais subjetivo. Primeiro vc conhece a pessoa para depois reconhecer. Geralmente por algum sinal característico: uma tatuagem, marca de nascença.

    Identificação: método objetivo e científico. Determina-se a identidade da pessoa com precisão.

  • Errado.

    Familiares fazem reconhecimento (procedimento sem técnica, sem conhecimento técnico-científico // Comparação leiga entre a experiência visual, auditiva, olfativa ou tátil vivenciada no passado com a mesma experiência vivenciada no presente)

    Peritos fazem identificação >> Processo técnico-científico (tem metodologia) pelo qual se estabelece a identidade. // Por ela se estabelece a identidade objetiva